PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Projeto “Doce Espera” retoma as atividades voltadas ao atendimento de crianças na Clínica de Odontologia

11 de maio de 2022

11 de maio de 2022

Após muitos meses de expectativas para o reingresso em ambientes de acolhimento e para a retomada de atividades de saúde e socialização, as crianças atendidas pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já podem contar, novamente, com o espaço de atividades lúdicas dedicado exclusivamente a elas.

Nesta segunda-feira (9), foram reiniciadas as práticas do projeto de extensão “Doce Espera: acolhimento que precede o atendimento odontológico”, desenvolvido por professores e alunos de Odontologia, do Câmpus I da UEPB, em Campina Grande. O projeto tem como proposta acolher as crianças que fazem tratamentos dentários na Clínica Escola.

Pensando em reduzir a ansiedade das crianças para que o atendimento odontológico ocorra da maneira mais tranquila e eficiente, nove extensionistas do projeto se revezam na realização de atividades junto ao público infantil, no que envolve jogos educativos, contação de histórias e musicoterapia, tudo contextualizado com os cuidados de saúde.

Para a coordenadora do Projeto, professora Andreza Cristina de Lima Targino, o retorno presencial após o período mais grava da pandemia é de “encher o coração”. Em sua opinião, “ver a sala de espera da Clínica Escola de Odontologia pronta para receber as crianças, é um sinal de que os bons tempos estão voltando”, afirmou.

Para o retorno às atividades presenciais, a professora Andreza Targino buscou orientação sobre cuidados preventivos a contágios junto ao Comitê de Contingência e Crise covid-19, que pôde orientar a realização de todas as adequações necessárias. Dessa maneira, as readaptações foram efetuadas antes do reinício do projeto, seguindo à risca o protocolo de biossegurança proposto.

Neste primeiro semestre de 2022, o “Doce Espera” está funcionando nas segundas e quintas-feiras, à tarde, além das quintas-feiras, pela manhã.

#gallery-5{margin:auto}#gallery-5 .gallery-item{float:left;margin-top:10px;text-align:center;width:50%}#gallery-5
img{border:2px
solid #cfcfcf}#gallery-5 .gallery-caption{margin-left:0}

Texto: Guiliana Rodrigues
Fotos: Divulgação