PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Núcleos e Ligas Acadêmicas

 

  • NÚCLEOS

Espaço permanente de discussão temática para o desenvolvimento de Ações de Extensão, que viabilizem a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa, articulados com as demandas da sociedade. Os Núcleos deverão apoiar, planejar, organizar, elaborar e executar programas e projetos relativos à pesquisa e extensão visando complementar as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação. As ações desenvolvidas deverão ser prioritariamente de caráter multi e interdisciplinar com o envolvimento de docentes pertencentes aos cursos da UEPB e que podem contar com parcerias de docentes e/ou pesquisadores oriundos de outras instituições nacionais ou internacionais mediante convênio. Os Núcleos com registro na PROEX são os elencados abaixo.

NARC7 – NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DO CAMPUS VII
COORDENADOR(A): ADRIANO HOMERO VITAL PEREIRA

NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURAS HISPÂNICAS
COORDENADOR(A): CRISTINA BONGESTAB

NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO FISCAL DE MONTEIRO -(NAF – MONTEIRO)
COORDENADOR(A): CRISTIANE GOMES DA SILVA

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE – NUBS
COORDENADOR(A): CRISEUDA MARIA BENÍCIO BARROS

 

  • LIGAS

As Ligas Acadêmicas são associações científicas de iniciativa estudantil constituídas por professores e alunos com o objetivo de proporcionar ao acadêmico maior contato com a sociedade e comunidades; promover saúde e transformação social; desenvolver, nos acadêmicos, conhecimentos teórico-práticos com intuito benéfico para a população e ampliar o senso crítico e o raciocínio científico dos discentes. Sua principal função é agregar valores à formação acadêmica e pessoal, representando uma contribuição para a sociedade.

A relação entre ensino, pesquisa e extensão proporcionada pela atuação de uma Liga se destina a enriquecer o processo pedagógico, possibilitando uma socialização do saber acadêmico e uma dinâmica de atividades entre a comunidade e o curso de graduação. Como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem a utilização de metodologias que privilegiem a interação entre ensino, pesquisa, extensão e a assistência com atividades voltadas para a cidadania, estes fundamentos norteiam as Ligas Acadêmicas.

Os temas trabalhados, nas Ligas, são relacionados ao que é estudado em sala de aula. As atividades propostas devem abranger:
– Ensino: realizar reuniões, aulas, seminário e debates sobre o assunto relacionado;
– Pesquisa: estudar o tema, escrever artigos científicos, fazer banners e apresentar os dados em eventos;
– Extensão: atender à comunidade nos eventos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos;
– Laboratorial: coletar dados e analisar as amostras coletadas.

As atividades envolvem trabalhos voluntários, treinamentos, reuniões científicas, seminários, encontros e demais tipos de eventos. Como a ideia é aprofundar os conhecimentos teóricos e publicar artigos científicos, é necessário um professor coordenador para nortear os estudos que envolvem teoria e prática. As Ligas Acadêmicas cadastradas na PROEX são as seguintes:

 LIDER: LIGA DE DENTÍSTICA ESTÉTICA E RESTAURADORA
COORDENADOR(A): FERNANDA CAMPOS

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIABUCO-MAXILO-FACIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
COORDENADOR(A): MARCELINO GUEDES DE LIMA

LIGA INTERDISCIPLINAR DE COMBATE AO CÂNCER ORAL – LINCCO
COORDENADOR(A): DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES

LIGA DE DIAGNÓSTICO ORAL E PACIENTES ESPECIAIS – LIDOPE
COORDENADOR(A): DMITRY JOSÉ DE SANTANA SARMENTO

LIGA ACADÊMICA DE DENTÍSTICA-LAD/UEPB/CAMPUS I
COORDENADOR(A): DARLENE CRISTINA RAMOS ELOY DANTAS

LIGA ACADÊMICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
COORDENADOR(A): MARIA DO SOCORRO RAMOS DE QUEIROZ