PROEAD

PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

Pró-Reitorias acadêmicas prestam contas sobre atividades nos primeiros cinco meses da nova gestão da UEPB

21 de maio de 2021
Pró-Reitorias acadêmicas prestam contas sobre atividades nos primeiros cinco meses da nova gestão da UEPB

21 de maio de 2021

Dentro da política de transparência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as Pró-Reitorias acadêmicas da Instituição realizaram na manhã desta sexta-feira (21) a prestação de contas de suas atividades referentes aos primeiros cinco meses da nova gestão da UEPB. No último dia 9 de abril, as esferas administrativas já haviam realizado a mesma atividade. Mais uma vez, por conta da pandemia e das medidas restritivas, a prestação de contas foi realizada a partir de transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, como também pela página oficial da Instituição no Facebook.
Participaram do seminário a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Estudantil (PROEST), Cultura (PROCULT), Extensão (PROEX) e Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD). Recheado de informações, a atividade contou com a participação da vice-reitora da UEPB, a professora Ivonildes Fonseca, que destacou a importância da prestação de contas. Ela classificou o seminário como um momento de intercâmbio das atividades entre as pró-reitorias da UEPB, cuja dinâmica é intensa e não sofreu interrupção, mesmo em meio às dificuldades e ao momento difícil imposto pela pandemia.
Segundo ela, a Universidade está em pleno vapor e numa dinâmica impressionante. A vice-reitora também aproveitou o momento para elencar algumas das ações realizadas na Instituição nos últimos meses, e lembrou que a UEPB está em processo de crescimento em todas as áreas, a exemplo das artes e das relações pessoais. Ela também falou da importância da ciência nesse momento de pandemia, do trabalho híbrido e do andamento das ações do Observatório do Feminicídio da Paraíba – Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço.
A prestação de contas foi aberta pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino, que destacou a importância dessa iniciativa para a Administração Central como uma consolidação da política de transparência da gestão. Ele enfatizou que o seminário virou rotina na UEPB, no que se refere à transparência, sendo que a apresentação das atividades e ações acadêmicas demonstram a preocupação da Instituição em mostrar a existência da unidade das pró-reitorias, que mesmo tendo as suas particularidades, realizam um trabalho em equipe. Para ele, a atividade reafirma o compromisso da UEPB em uma universidade pública, democrática, inclusiva e de qualidade, tendo como maior compromisso consolidar as políticas voltadas para o bem da Paraíba.
A primeira pró-reitoria a prestar contas foi a de Pós-Graduação e Pesquisa. Os dados foram expostos pelo pró-reitor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior. Em sua explanação, o professor Francisco relatou algumas das atividades da PRPGP nos últimos 5 meses, sendo uma das novidades a atualização de um novo organograma, além das mudanças de algumas Resoluções do setor. Ele destacou ainda o trabalho de reestruturação para dar visibilidade e reconhecimento aos cursos da Pós-Graduação.
Na sequência foi feita a prestação de contas da Pró-Reitoria de Extensão, realizada pela pró-reitora Socorro Barbosa. Como principal atividade, a pró-reitora destacou a realização do cadastro de alunos extensionistas aprovados no PROBEX Cota 2020/2021. Segundo ela, hoje, a UEPB tem 440 alunos bolsistas envolvidos em projetos e programas, selecionados por meio de edital.
Em seguida foi a vez da Pró-Reitoria Estudantil fazer sua apresentação. Os dados foram mostrados pela pró-reitora Núbia Nascimento, pelo pró-reitor adjunto Manuel Antonio Gordón Nunez, e pelo coordenador de Esportes e Lazer, o professor Eugênio Eloi. Em sua exposição, a professora Núbia contou que a PROEST atende mais de mil alunos com as diversas políticas estudantis existentes na UEPB, além de destacar o novo edital do Auxílio Conectividade que contou com mil vagas ofertadas para uso de internet e 500 vagas para aquisição de equipamentos.
Posteriormente foi a vez da Pró-Reitoria de Cultura. A apresentação foi feita pelo pró-reitor José Cristóvão Andrade, que também fez um balanço das atividades da PROCULT nos primeiros 5 meses deste ano. Entre tantas ações, ele destacou o compromisso da UEPB de inclusão social por meio da cultura, através dos cursos do Centro Artístico Cultural. Ele também falou das inúmeras ações no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).
O seminário de prestação de contas seguiu com a Pró-Reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância. A apresentação foi feita pelas professoras Vaneide Lima Silva e Shirleyde Alves dos Santos, pró-reitora e pró-reitora adjunta, respectivamente. A professora Vaneide citou como uma das ações, nesse período, um diagnóstico feito na Pró-Reitoria, bem como a realização de um plano de ação para os próximos anos. As pró-reitoras também destacaram as ações para fortalecer a Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), que funciona no Câmpus II, em Lagoa Seca, e a Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC), que funciona no Câmpus IV, de Catolé do Rocha.
O fechamento da prestação de contas foi com a apresentação da Pró-Reitoria de Graduação, feita pelo pró-reitor Eli Brandão. O professor Eli lembrou que a PROGRAD trabalha em média com 16 mil alunos. Ele destacou a atuação da pró-reitoria em qualificar os cursos através de atividades, debates e oficinas. Ele disse ainda que a PROGRAD busca sempre construir um trabalho colaborativo, valorizando o papel do professor como produtor do conhecimento, com objetivo de alcançar o êxito na aprendizagem.
As atividades de prestação de contas da UEPB continuarão com a apresentação das ações das Coordenadorias da Instituição. No mês de junho, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), Bibliotecas, Comunicação (CODECOM), Cerimonial, Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e Inovação Tecnológica (INOVATEC) também realizarão esta mesma atividade.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB