Universidade Estadual promove encontro entre bibliotecários, arquivistas e museólogos

26 de agosto de 2021

Universidade Estadual da Paraíba promove encontro entre profissionais bibliotecários, arquivistas e museólogos

O maior evento Latino-americano voltado a profissionais de arquivologia, biblioteconomia e museologia será realizado na Paraíba, com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dentre as instituições organizadoras. A iniciativa deve reunir, de forma remota, mais de 500 pessoas do Brasil e outros países da América-Latina e Europa. O 12º Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos (EBAM), ocorrerá de 20 a 24 de setembro, por meio do canal do Encontro no YouTube.
Esta edição do EBAM é organizada pelo Governo do Estado da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e Fundação Espaço Cultural (FUNESC) e coorganizada pela Associação dos Bibliotecários da Paraíba (APBPB). Além disso, o Encontro é promovido por um Comitê Permanente que reúne membros do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela e é responsável pelo acompanhamento de todas as edições do evento. E para a realização no âmbito local conta com um comitê organizador que reúne profissionais arquivistas, bibliotecários e comunicólogos.
Consolidado como um espaço aberto, gratuito, de convergência livre e inclusiva para a troca de experiências em torno de questões e problemas relacionados à atividade de Bibliotecas, Arquivos e Museus, o EBAM, conta com palestras, apresentações de trabalhos em formato de pôster e comunicação oral, visitas técnicas e passeios de integração. Porém, com a pandemia e covid-19 o evento, que ocorreria presencialmente em 2020, teve que ser adiado para 2021 e passar por ajustes em seu formato para a melhor adequação ao cenário remoto.
Ainda assim, de acordo com a representante do Comitê Permanente e Coordenadora do Comitê Organizador Local, a gerente executiva de Tratamento, Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado da Paraíba, Hilza Costa Cavalcante, estão mantidas as apresentações de trabalho, palestras e, diante da impossibilidade de realização de visitas e passeios de integração de forma presencial, estão sendo articuladas algumas exibições de vídeos que possibilitem aos participantes conhecer alguns locais que seriam visitados durante o evento.
“Estamos buscando alternativas que possam transmitir aos participantes o carinho, a acolhida e a satisfação de tê-los conosco, mostrando as potencialidades do Brasil, especificamente da Região Nordeste e do Estado da Paraíba. Nesse sentido, contamos com parceiros que tem nos auxiliado nessa missão, o Governo do Estado da Paraíba, através da FUNESC e UEPB, e a Associação dos Bibliotecários da Paraíba. Além disso, como a ideia do evento é congregar pessoas as inscrições são gratuitas e a ideia é que as pessoas que atuam em museus, arquivos e bibliotecas, ou mesmo os estudantes que querem conhecer as experiências desenvolvidas por estes profissionais em outros países, possam ter acesso e compartilhar seus conhecimentos e práticas”, explica Hilza.
Com o tema “Políticas Públicas de Informação para Instituições de Memórias e Usuários”, o evento contará com apresentações inseridas nos eixos temáticos: Políticas Públicas para Arquivos, Bibliotecas e Museus; Políticas de Conservação e Preservação de Coleções; Estudos de Públicos e de Usuários; Gestão, Tecnologia e Dados Abertos e Memória e Patrimônio Cultural. Os interessados em participar do evento podem se inscrever como ouvintes por meio de formulário eletrônico, que também está disponível para os já inscritos em 2020 que precisam confirmar o interesse em acompanhar o evento no formato remoto. Toda a programação será transmitida pelo canal do XII EBAM no YouTube.
Texto: Juliana Marques