Nossos Cursos

O Curso de Ballet da UEPB constitui-se em uma proposta de formação da Escola de Dança da Universidade Estadual da Paraíba, sendo oferecida para a população de Campina Grande e circunvizinhanças. Trata-se de uma atividade de extensão que visa levar a arte da dança em especial à população menos favorecida do ponto de vista financeiro.

Um dos objetivos do curso é justamente difundir a dança clássica, contemporânea, a folclórica e a de salão, além de buscar novos talentos – muitas vezes ocultos por falta de oportunidades e conhecimento. Outra proposta do Ballet da UEPB é formar pessoal capacitado para dar aulas do curso básico de Ballet Clássico, preenchendo uma demanda cada vez maior nas escolas particulares e públicas.

A seleção anual para ingressar no Ballet sempre acontece no final de cada ano, no Centro Artístico-Cultural da UEPB.

Público-alvo: crianças (entre 8 e 12 anos) com ou sem experiência em dança; adolescentes apenas com experiência em dança.

Professores:  Jefferson Freitas, Julierme Neves, Paulo Sérgio Ferreira, Waleska Rocha. Coordenação pedagógica: Waleska Rocha.

O curso é direcionado às pessoas acima de 60 anos que buscam no contato com a dança uma forma de manter-se em constante atividade e em contínuo aprendizado para aproveitar da melhor forma as belezas da melhor idade.

Carga horária: 160 horas/aula

Professores: Jullierme Neves, Paulo Sérgio Ferreira e Roberto Gomes.

A Universidade Estadual da Paraíba, em mais uma proposta de inclusão social e incentivo à produção artística e cultural, oferece o curso de Dança de Salão em seus variados ritmos, com as primeiras noções do gênero. A atividade objetiva fomentar o contato de alunos (sem limite de idade definido) com a Dança de Salão, em Campina Grande. São trabalhados quatro ritmos principais e iniciais, e nesta mesma ordem os passos básicos e os mais elaborados de cada um dos ritmos.

Carga horária: 80 horas/aula.

Público-alvo: Pessoas que já tiveram contato ou não com a dança de salão.

Professor: Roberto Almeida.

A Oficina de Iniciação à Filarmônica, oferecida por meio da Pró-Reitoria de Cultura da UEPB, tem o objetivo de incentivar os participantes a conhecerem a arte da música instrumental de sopro, conferindo aos alunos a oportunidade de serem músicos instrumentistas, contextualizando para inclusão cultural e social, e a construção do conhecimento daquela que é uma das mais belas artes, a música. Nele será possível aprender Flauta Doce, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Baixo (Tuba) e Percussão.

Público-alvo: O curso é aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para a Música. A indicação de idade é a partir de 8 anos.

Professor: Brunno Giovanni.

A Oficina de Percussão Regional, efetuada através da PROCULT, tem como objetivo apresentar aos alunos as noções básicas do curso para iniciantes, de modo que venham a conhecer e executar com excelência vários instrumentos percussivos. Não há limite de idade definido.

Carga horária: 80 horas/aula.

Público-alvo: Pessoas que já tiveram contato ou não com instrumentos de percussão.

Professor: Erivan Ferreira.

O curso de Sanfona de Oito Baixos é voltado a todas as pessoas, de todas as faixas etárias, que tenham interesse em aprender a tocar este instrumento raro e de grande vínculo com o Nordeste. O sanfoneiro Luizinho Calixto está à frente desta iniciativa e é o responsável pela elaboração de toda a proposta pedagógica do curso, que visa resgatar e valorizar um dos instrumentos mais ricos da cultura nordestina.

Professor: Luizinho Calixto

Carga horária: 80 horas/aula.

A Universidade Estadual da Paraíba, em mais uma proposta de ofertar atividades diferenciadas de incentivo à produção artística e cultural, oferece o curso Iniciação ao Acordeon (sem limite de idade definido).

A oficina tem como objetivo apresentar aos alunos as noções básicas do curso para iniciantes, de modo que venham a executar com excelência o Acordeon. O curso acontece através de aulas presenciais participativas e de vivência prática dos conteúdos estudados, por meio de atividades em grupo e extraclasse.

Público-alvo: Pessoas que conhecem ou não o Acordeon.

Professor: Os cursos de Acordeon são ministrados pelos professores João Batista e Edglei Miguel. O curso ministrado por João Batista tem carga horária de 160 horas/aula. Já o ministrado por Edglei Miguel possui carga horária de 80 horas/aula.

O curso de Canto Coral, promovido por meio da PROCULT, tem como premissa promover o desenvolvimento do aluno nas mais variadas linguagens, através da aprendizagem da técnica e procedimentos. A ideia é auxiliar todas as pessoas que utilizam a voz profissionalmente e que desejam melhorar a sua qualidade vocal.

Carga horária: 80 horas/aula.

Público-alvo: O curso será aberto à participação de cantores (profissionais ou amadores), estudantes, professores, jornalistas, locutores, advogados, atores, vendedores, operadores de telemarketing, telefonistas e demais interessados.

Professor: Sueudes Porto.

Por meio da PROCULT, a Universidade Estadual da Paraíba oferece o curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura. O curso tem como intuito promover o desenvolvimento do aluno nas mais diversas linguagens das artes visuais, a exemplo de expressão, representação de ideias, reconhecimento e diferenciação entre técnicas, estímulo à pesquisa, experimentação através da variedade de materiais naturais e manufaturados, produzindo trabalhos individuais e em grupo.

A oficina tem como objetivo fomentar a formação de alunos e incentivar o ensino da arte do desenho e da pintura, propondo uma sequência de estudos e atividades referentes às dimensões imaginativas, expressivas, representacionais e comunicacionais, onde se possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantes.

Carga horária: 80 horas/aula.

Público-alvo: O curso é aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho ou pintura, arte-educadores, artistas plásticos, estudantes de artes e interessados na temática. Para o presente curso, não é obrigatório o conhecimento prévio sobre produção de materiais artísticos.

Professora: Lili Brasileiro.

Por meio da PROCULT, a Universidade Estadual da Paraíba oferece a Oficina de teatro O Ator e o Ato Criador. O curso trabalha o processo criativo do ator, a partir de uma abordagem que identifica suas potencialidades, valorizando o que ele tem de mais expressivo e único, contemplando diversos fatores, a exemplo de corpo, voz, pensamento, emoção e intuição.

A Oficina tem como objetivo geral descobrir as potencialidades expressivas no ato co-criador e como objetivos específicos possibilitar o contato com o próprio corpo, reconhecendo-o e identificando-o como instrumento de criação e comunicação, bem como promover a pró-atividade num universo de improvisações individuais e coletivas, entre outros.

Carga horária: de janeiro a dezembro, todas as segundas e quartas-feiras, das 18h 20h.

Público-alvo: Toda e qualquer pessoa com idade mínima de 17 anos e que deseja aprender sobre o ofício de ser ator através desse processo.

Professor: Chico Oliveira.

O curso de Violão para Iniciantes, promovido por meio da PROCULT, objetiva apresentar aos alunos as noções básicas do curso para iniciantes, para que possam identificar as principais aplicações e sua importância. Composição das cifras, acordes e outros exercícios são apresentados aos alunos para uma perfeita execução das músicas.

Carga horária: 120 horas/aula.

Público-alvo: Pessoas que já tiveram contato ou não com o Violão.

Professor: Caio César.