Museu de Arte Popular recebe exposição “Cenas e Poemas”, de Paizinha Lemos e Normana Passos

15 de maio de 2022

Na terça-feira (17), às 11h, acontece no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a abertura da exposição fotográfica “Potiguara: Cenas e Poemas”, de Paizinha Lemos e Normana Natália Passos.
O trabalho traz à luz cerca de 40 registros do universo indígena Potiguara, sua lida cotidiana e vivências atuais, aliados a diversas passagens em forma de escritos literários, evocando impressões acerca das fotografias. Trata-se de uma obra conjunta feita por Paizinha, que é fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), e a professora do Departamento de Educação, Normana Natalia Passos.
Há muito tempo, Paizinha palmilha com o olhar a cidade de Baía da Traição e foi assim que surgiu o interesse por esse contexto em particular. Paizinha tem 31 anos de profissão, sendo seu ofício bastante conhecido e valorizado na cidade e, claro, entre a comunidade da UEPB. Já a professora Normana desenvolve uma tese de doutorado no Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), tendo como objeto de estudo a trajetória recente daquele povo indígena, de modo que foi esta atividade a suscitar a prática poética, acerca do mundo Potiguar contemporâneo.
A maior parte do trabalho data de 2019, no Dia do Índio, mas outras fotos e poemas foram progressivamente incorporados à obra. A exposição já ocorreu em Baía da Traição, onde obteve uma boa receptividade, principalmente por parte das escolas locais, segundo explicou Paizinha, recebendo, além disso, visitas de pessoas oriundas de cidades próximas, a exemplo de João Pessoa.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação