PRPGP

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Revistas científicas da Universidade Estadual da Paraíba entram em nova lista de avaliação Qualis Capes

8 de agosto de 2019

Sete revistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entraram em nova lista Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nivel Superior (Capes), que afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção científica, atribuindo, a cada periódico, estratos indicativos de qualidade A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 atribuído como nível mais elevado e C como nível mais baixo. Estão na nova lista as publicações REI e Sociopoética, com Qualis B1; Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Qualit@s, com Qualis B2; Biofar e Tarairiú, com Qualis B3; e a REIN, com Qualis B4.

A Revista de Estudos Internacionais (REI) é vinculada ao Curso de Relações Internacionais. Já a Sociopoética é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Intercuturalidade. A revista científica Pesquisa Brasileira em Odontopediatria é vinculada ao Departamento de Odontologia do Câmpus I. A Quali@s é uma revista eletrônica semestral, de acesso gratuito, editada pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regiona. A Biofar é um periódico semestral, editado pelos departamentos de Biologia e Farmácia. A Tarairiú é uma publicação semestral do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia. E a REIN é uma publicação de Educação Inclusiva da UEPB, em parceria com a Universidade do Chile.

Professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, explicou que a Instituição, por meio da PRPGP, criou políticas de apoio às revistas e periódicos, com aquisição de DOI (para as revistas e para os artigos publicados), atualização das plataformas digitais, assessoria técnica especializada e apoio às publicações, o que contribui significativamente para a evolução da produção científica da Universidade e, consequentemente, o nível de qualidade das suas publicações.

O Qualis Capes é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, com base na publicação em periódicos científicos de artigos de docentes afiliados às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O Sistema Periódicos Qualis Capes afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, dos periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelos coordenadores indicados por seus pares, por um período de três anos para as 49 áreas de avaliação que definem critérios próprios de classificação das revistas para cada área.

A atualização da lista de Periódicos do Qualis ocorre anualmente e enquadra os títulos das revistas em estratos indicativos de qualidade. A consulta ao Qualis Capes é feita por meio da Plataforma Sucupira, que é a ferramenta on-line do Sistema Nacional de Pós-Graduação para coletar informações sobre os programas, realizar análises, avaliações e servir como base de referência.

Texto: Severino Lopes