PRPGP

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Prêmio Jovem Cientista do CNPq inscreve estudantes, mestres e doutores até o próximo dia 31 de julho

11 de julho de 2018

A edição 2018 do Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”, recebe inscrições de trabalhos científicos e pesquisas até o próximo dia 31 de julho. A premiação, que está em sua 29ª edição, esse ano tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras voltadas à conservação dos recursos naturais e à consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade.

O prêmio será atribuído a cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico. O valor da premiação destinada aos vencedores é de R$ 1,2 milhão, entre valores em espécie, computadores portáteis, troféus, diplomas e bolsas de estudo do CNPq, nas áreas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Os vencedores serão conhecidos até novembro e a entrega da premiação será feita pelo presidente da República, no Palácio do Planalto, no mês de dezembro. Na categoria Mestre e Doutor, os valores variam de R$ 18 mil a R$ 35 mil, entre os três primeiros colocados; e para Estudante do Ensino Superior, entre R$ 12 mil e R$ 18 mil. Na categoria Estudante do Ensino Médio, os autores dos três melhores trabalhos receberão um laptop cada.

Instituído pelo CNPq em 1981, o Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O evento tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. Os procedimentos para candidatura e demais informações estão disponíveis no site www.jovemcientista.cnpq.br.

Texto: Márcia Dias