PRPGP

PRPGP

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Mestrados e Doutorados

A Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em consonância com o contexto histórico do Estado e com a agenda regional, nacional e internacional de pesquisa científica, tem como objetivo formar pessoal de alto nível para a produção do conhecimento e o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, além de formar profissionais para as demandas da sociedade e do mundo do trabalho, numa perspectiva crítica e reflexiva ao aprofundamento da produção acadêmica e artística. Baseia-se na ideia de indução estratégica em eixos temáticos à qualificação, em diferentes áreas do saber, pela valorização da multi e interdisciplinaridade no aprofundamento de temas e solução de problemas específicos, em sinergia com as demandas sociais.

 

Coordenador Geral da Pós-graduação Stricto Sensu:

  • Prof. Dr. José Germano Véras Neto
  • Telefone: 3315-3388
  • germano@uepb.edu.br

Os atuais Programas de Pós-graduação em funcionamento na Universidade Estadual da Paraíba são os seguintes:

PROGRAMAS ACADÊMICOS


Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação – PPGEC

Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Ecologia

Coordenador: Prof. Dr. André Luiz Machado Pessanha

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Thelma Lúcia Pereira Dias

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351 – Três Marias, Bloco de Biologia

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3310 – Ramal 3512

E-Mail: ppgec@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgec/

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação teve início em 2010 e foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1045, de 18/08/2010, DOU 19/08/2010, seç.1, p.10).

Objetivos: formar pesquisadores habilitados a analisar problemas relacionados à conservação da biodiversidade em suas diferentes escalas, e a produzir conhecimento científico sobre padrões e processos evolutivos, biogeográficos e relações inter e intraespecíficas; e contribuir para o uso racional da biodiversidade e o desenvolvimento de novos paradigmas e tecnologias.

Área de Concentração: Ecologia e Conservação.

Linhas de Pesquisa:

  • Ecologia e Conservação de Ecossistemas Continentais;
  • Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos.

Pontos fortes: a qualificação e experiência do Corpo Docente em temas relacionados ao Curso, com grande ênfase em ecossistemas do Nordeste brasileiro. Estrutura do Curso, em disciplinas e linhas de pesquisa. Laboratórios (21) com salas para atividades didáticas e de pesquisa já instalados, localizados nos Departamentos de Biologia dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, localizados no Campus I, em Campina Grande e Campus V, em João Pessoa, respectivamente.

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade – PPGLI


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 4

Doutorado – avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Teoria Literária

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Melo Magalhães

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351 Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5304

E-Mail: ppgli@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgli/

O Mestrado em Literatura e Interculturalidade se iniciou em 2006 e foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25). Foi autorizado a funcionar em nível de Doutorado, em 2012, sendo homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25 ).
Tem como objetivos formar pesquisadores, capacitar profissionais da área de letras e áreas associadas e consolidar pesquisas, nas relações inerentes aos diálogos entre literatura e cultura, entre a cultura nacional e as chamadas subculturas minoritárias, de gênero, etnia e classe, bem como, questões relacionadas à religiosidade, aos mitos, às memórias individuais e coletivas, além de processos tradutórios que envolvem a literatura e outras artes e mídias.

Área de Concentração: Literatura e Estudos Interculturais.

Linhas de Pesquisa: Literatura e Mídia; Comparação Intercultural; Cultura Popular e Práticas Simbólicas; Estudos Socioculturais pela Literatura.

Do início do curso, em 2006, até o ano de 2012, foram aprovados e matriculados no Mestrado 155 alunos, dos quais 84 já se titularam; no Doutorado, 22 alunos ingressaram em 2011 e 09 em 2012. Atualmente, encontra-se um Edital aberto para o processo seletivo 2013.

Pontos fortes: Processo contínuo de autoavaliação, consultando professores e alunos, bem como, avaliando as perspectivas de pesquisa na região através dos projetos que se inscrevem para o processo de seleção de cada nova turma. Aumento da produtividade científica dos Professores. Maior abertura na abordagem do fenômeno literário, por ser o corpo docente do Curso oriundo de várias instituições brasileiras e estrangeiras (Warwick University, Université Laval, Johannes Gutenberg Universität, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Alagoas, Universidad Complutense, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Metodista de São Paulo e University of Nottihgham, Universität Hamburg). A interculturalidade não é aqui fator externo ou de busca, ela é constitutiva. Um outro fator relevante para o Programa é a Revista Sociopoética (ISSN 19807848), evoluindo de conceito B5 para B2, na última avaliação do Qualis.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e  Tecnologia Ambiental – PPGCTA


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 4

Doutorado em Engenharia Ambiental – avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Engenharia Sanitária

Coordenador: Prof. Dr. José Tavares de Sousa

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Wilton Silva Lopes

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3311 Fax: (83) 3315-3311

E-Mail: ppgcta@cct.uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgcta

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental foi credenciado pela CAPES em julho de 2007, em nível de Mestrado, e homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25). Em nível de Doutorado, sob título Engenharia Ambiental, foi aprovado pela CAPES em 2012 e homologado pelo CNE pela Port. MEC 11 – 04/1/2013 (D.O.U. de 8/1/2013, seç.1, p.4).

Vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I da UEPB, tem como objetivo preparar e qualificar educadores, pesquisadores e profissionais para realizar pesquisas, estudos, extensão, aperfeiçoar e desenvolver conhecimento e tecnologias na área da Ciência e Tecnologia Ambiental. Espera-se, como resultado, que o profissional formado atue no sentido de evidenciar, identificar, discutir, propor e executar soluções inovadoras, viáveis e de baixo custo, para a solução dos problemas ambientais causados pela ação humana, principalmente na região semiárida do Nordeste do Brasil.

Áreas de Concentração: Ciência Ambiental e Tecnologia Ambiental

Linhas de Pesquisa:

  • Qualidade de Sistemas Ambientais;
  • Tecnologias de Tratamento de Águas e Resíduos.

Pontos fortes:

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental tem grupos e linhas de pesquisas consolidados, com projetos em rede, envolvendo diferentes instituições brasileiras, tratando de problemas regionais abrangendo água, solo, vegetação e clima, além de tecnologias avançadas de tratamento de esgotos na geração de efluentes para reuso agrícola e urbano, bem como de resíduos sólidos.

Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores, produção científica do programa. Perfil do corpo docente, considerando-se a titulação, diversificação na origem de formação, experiência e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. Desde que o curso em nível de Mestrado foi criado, outubro de 2007 até agosto de 2016, já foram realizados dez processos seletivos com uma média de 20 vagas por turma.

Durante esse período, foram inscritos mais de 1.000 candidatos, sendo selecionados 200 ingressos chegando a agosto de 2016 com 116 dissertações defendidas. Vários egressos estão cursando doutorado em instituições no país, atuando como bolsistas em projetos de pesquisas, enquanto outros foram aprovados em concursos públicos e estão desenvolvendo atividades de ensino e/ou pesquisa.

Em nível de doutorado, o PPGCTA já realizou cinco seleções, sua primeira seleção ocorreu no ano de 2012. Até a presente data foram inscritos para seleção cerca de 100 candidatos, chegando a 2016 com 26 ingressos. Até a presente data foram inscritos para seleção cerca de 100 candidatos, chegando a 2016 com 26 ingressos. Ocorreram três desistências e uma reprovação e dois egressos, portanto tem-se 20 alunos efetivamente matriculados no curso de doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM


Mestrado Profissional – avaliação da CAPES, nota 4

Coordenador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida

Coordenador Adjunto: Prof. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3409 / FAX: (83) 3315-3409

E-Mail: mecmat@uepb.edu.br

URL: http://ppgecm.uepb.edu.br/

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, criado em 2007, foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25).

Vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia, situado no Campus da UEPB, em Campina Grande, tem como objetivo aprofundar a formação de docentes dos diversos níveis de ensino de Matemática e de Física, quanto ao domínio de conhecimentos
envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessas disciplinas, relevando os aspectos epistemológicos, metodológicos e históricos. Enfatiza, também, a formação para o uso de novas tecnologias de ensino, a divulgação científica e a realização de pesquisas sobre os fenômenos ocorridos em sala de aula.

Áreas de concentração: Ensino de Ciências; Educação Matemática.

Linhas de pesquisa:

  • História e Filosofia das Ciências e da Matemática;
  • Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação;
  • Metodologia e Didática no Ensino das Ciências e na Educação Matemática.

Pontos fortes: Integração com os cursos de graduação, com fortalecimento do ensino de Ciências. Intercâmbio com outras Universidades brasileiras (UFSCar, UFBA, UEFS, UFRN, UFCG, UFPE e UFRPE) e instituições estrangeiras, destacando-se dentre elas, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com intercâmbio de estudantes e de Docentes, Universidade da Georgia e Universidade Flensburg (Alemanha).

Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza -PPGECN

Doutorado – Avaliação da CAPES – Nota 4

Área Básica: Biodiversidade

Coordenador: Prof. Dr. Rômulo R. N. Alves

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Nicola Schiel (UFRPE)

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande / PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3388

E-Mail: romulo_nobrega@yahoo.com.br

Programa de Pós-Graduação, oferecido em associação, pelas instituições UFRPE, URCA e UEPB, com a garantia de uma formação sólida e abrangente com suficiente base teórica e técnico-científica em Etnobiologia e Conservação da Natureza.

Objetivos: capacitar os discentes a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão com base em uma formação multidisciplinar; contribuir para a construção de uma sociedade igualitária, justa e sustentável e contribuir para a formação de profissionais com competências e habilidades inerentes a sua área de especialização.

Áreas de Concentração: Biodiversidade

Linhas de Pesquisa:

  • Sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais;
  • Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza;
  • Conservação e manejo da fauna e flora em regiões tropicais.

Pontos fortes: a programação possibilita a formação de profissionais com conteúdo multidisciplinar em Etnobiologia e Conservação da Natureza, por envolver conteúdos afins das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas (Zoologia, Botânica, Ecologia, Fitoquímica), Ciências da Saúde (Farmacologia, Microbiologia) e Etnobiologia.

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – PPGRI


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Ciência Política e Relações Internacionais

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre César Cunha Leite

Coordenador Adjunto: Profa. Dra. Cristina Carvalho Pacheco

Logradouro: Campus V UEPB: Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Rendentor. João Pessoa – PB. CEP:  58071-160

Telefone: (83) 3244-2555

E-Mail: secmestradori@uepb.edu.br; secmestradori@gmail.com

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgri/

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), em nível de Mestrado, funciona no campus da UEPB em João Pessoa. Foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2007, iniciando suas atividades acadêmicas em março de 2009. Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.2), o PPGRI é o primeiro programa de pós-graduação em Relações Internacionais das regiões Norte e Nordeste, atendendo à demanda de profissionais oriundos tanto do interior do estado, como também de estados vizinhos.

São os seguintes os objetivos do curso: formar professores e pesquisadores de alto nível capazes de atuar nos setores público, privado e, especialmente, na academia. Neste sentido, o programa é uma fonte importante de formação de docentes para suprir a demanda acadêmica na área de Relações Internacionais, com foco principal para as
universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Também são objetivos do referido programa produzir conhecimento sólido e relevante na área de Relações Internacionais e, através da formação de profissionais que atuem em setores do governo, colaborar com a formulação de políticas públicas que visem uma melhor integração do Brasil e do Nordeste brasileiro no cenário internacional.

Áreas de Concentração: Política Internacional

Linhas de Pesquisa:

  • Cooperação, Integração e Instituições Internacionais;
  • Política Externa e Segurança.

Pontos fortes: Primeiro programa de Pós-graduação na área de Relações Internacionais das regiões norte e nordeste. Atualmente avaliado com nota 4 pela CAPES. Constituído por um Corpo Docente experiente e atuante na área, com projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Os projetos desenvolvidos abrangem um leque significativo dos estudos das Relações Internacionais, sendo estes tratados de forma pluralista. Instituição com parcerias diversificadas e redes de colaboração com universidades brasileiras e no exterior, seja para projetos de pesquisa seja para a mobilidade de docentes e discentes. O PPGRI possui projeto integrado ao curso de graduação em Relações Internacionais da UEPB.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGE


Mestrado:  avaliação da CAPES, nota 3

Doutorado: avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Enfermagem

Coordenadora UEPB: Profa. Dra. Inácia Sátiro Xavier de França

Coordenadora UPE: Profa. Dra. Fátima Maria da Silva Abrão

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-570

Telefone: (83) 3315-3312

E-Mail: inacia.satiro@gmail.com

URL: http://www.upe.br/fensg/mestrado

Este Curso está sendo ofertado à sociedade em associação com a UPE, tendo se iniciado em 2009. Foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25). Objetiva-se com este curso, formar profissionais em enfermagem, com abordagem ampla e forte na realidade social do indivíduo.

Área de Concentração: Enfermagem em Promoção à Saúde

Mestrado

Linhas de Pesquisa:

  • Fundamentos do cuidar na saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Políticas e práticas da saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Enfermagem em promoção e vigilância à saúde.

Doutorado

Linhas de Pesquisa:

  • Fundamentos do cuidar na saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Políticas e práticas da saúde e enfermagem em promoção à saúde;
  • Enfermagem em promoção e vigilância à saúde.

Pontos fortes: é um ponto forte do Curso a associação com a FENSG/UPE, destacando-se ainda: a programação do curso aborda aspectos relevantes em Enfermagem e promoção à saúde: avaliação das necessidades de promoção à saúde do indivíduo, família e comunidade e o processo de cuidar em seus aspectos sociais, políticos, históricos, culturais e antropológicos; enfermagem em educação à saúde e participação da sociedade; políticas públicas na assistência a saúde e enfermagem; planejamento, intervenção e avaliação de medidas voltadas a melhoria da qualidade de vida da população; atendimento das necessidades de saúde nos diversos níveis de assistência contemplando os aspectos nutricionais, doenças infecto-parasitárias, cardiovasculares e os cuidados voltados à saúde do trabalhador e aos determinantes sociais do processo de saúde.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Planejamento Urbano e Regional

Coordenador(a): Profa. Dra. Angela Maria Cavalcanti Ramalho

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5305

E-Mail: mdr@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/

O Mestrado em Desenvolvimento Regional nasceu do diálogo envolvendo pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Sociais, Humanidades e Ciências da Natureza, pautado pela necessidade de se apresentar uma contribuição efetiva, teórica e prática, para o desenvolvimento regional, por meio de atividades de ensino e pesquisa. É realizado em associação do tipo parcial entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O programa é vinculado, única e exclusivamente a UEPB, mas seu quadro docente é reforçado pela participação de pesquisadores da UFCG. Ano de início do curso: 2009; homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25).

Objetivo geral: O Programa tem como foco, dentre outros, estudos de natureza socioeconômicas e ambientais, projetos de desenvolvimento, análise de situações rurais e urbanas de desenvolvimento, políticas territoriais, políticas públicas de desenvolvimento, o papel dos atores e das instituições no planejamento do desenvolvimento e o impacto da globalização nas dinâmicas regionais de produção. Busca-se, também, estimular estudos que pensem o desenvolvimento local a partir de outras variáveis, como a cultura e o turismo, com foco nas potencialidades do Nordeste brasileiro.

Área de Concentração: Desenvolvimento Regional.

Linhas de Pesquisa:

  • Desenvolvimento e Conflitos Sociais;
  • Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais;
  • Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional.

Pontos fortes: estruturação do Curso, em termos de disciplinas e linhas de pesquisa; qualidade da relação entre os pesquisadores da UEPB e os professores associados da UFCG; trabalho cooperado com outros programas da mesma instituição; qualidade da relação professor-aluno-programa.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – PPGSP


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Saúde Coletiva

Coordenador: Profa. Dra. Silvana Cristina dos Santos

Coordenadora Adjunta: Prof. Dr. Mathias Weller

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5301

E-Mail: msp@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgsp/

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública teve início em 2009 e foi homologado pelo CNE em 2009 (Port. MEC590, de 18/06/2009, DOU 19/06/2009, seç.1, p.23).

Objetivos: formar pesquisadores, docentes e profissionais que atuam na área da saúde e capacitá-los para tomada de decisões em saúde pública, considerando os problemas regionais e o conhecimento teórico e metodológico da área.

Área de Concentração: Saúde Pública.

Linhas de Pesquisa:

  • Condições e determinantes da saúde;
  • Avaliação de programas e serviços de atenção à saúde.
  • Epidemiologia clínica.

Pontos fortes: Os grupos de pesquisa do PPGSP possuem colaborações para realização de seus projetos com diferentes IES do país e exterior, bem como estabeleceram cooperação técnica com mais de cinquenta municípios paraibanos para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão universitária. Outra estratégia inclui o fortalecimento de intercâmbios e internacionalização da produção acadêmica por meio do estímulo aos estágios pós-doutoral para docentes do Programa e missões de pesquisa para mestrandos em outras IES.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia- PPGO


Mestrado: avaliação da CAPES, nota 4

Doutorado: avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Odontologia

Coordenador: Profa. Dra. Patrícia Meira Bento

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Sérgio d’Ávila Lins Bezerra Cavalcanti

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3471

E-mail:  ppgo@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgo/

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPB iniciou suas atividades em Agosto de2009, com o Curso de Mestrado. Em 2012, o referido curso foihomologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p.25). O Curso de Doutorado, cuja proposta foi aprovada em Dezembro de 2013 durante a 2ª Reunião Extraordinária do CTC-ES, teve início em Setembro de 2014 e foi homologado,no mesmo ano,pelo CNE (Port. MEC 794, de 11/09/2014, DOU 12/09/2014, seç. 1, p. 28).

Objetivo:  formar e qualificar pessoal docente/pesquisador, com competência para desenvolver atividades de ensino e de investigação científica a partir das linhas de pesquisa dos Cursos de Mestrado e Doutorado.

Áreas de Concentração: Clínica Odontológica

Linhas de Pesquisa:

Mestrado

  • Epidemiologia e promoção de saúde em odontologia;
  • Estudo das alterações do sistema estomatognático;
  • Estudo das terapias complementares em odontologia.

Doutorado

  • Diagnóstico, distribuição e fatores associados aos agravos à saúde;
  • Desenvolvimento de produtos e otimização de processos relacionados ao tratamento de agravos à saúde bucal.

Pontos fortes: Corpo Docente qualificado,experiente e atuante, com projetos de pesquisa financiados por agências de fomento.Forte cooperação acadêmica com outros Programas de Pós-Graduação em Odontologiado Brasil (UFMG, UNICAMP, UFVJM e UFG), com foco na mobilidade discente/ docente e desenvolvimento de projetos conjuntos. Integração com os cursos de graduação e estabelecimento de parcerias com instituições estrangeiras, visando à capacitação discente e docente.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – PPGCA


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Agronomia

Coordenador: Prof. Dr. Alberto Soares de Melo

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses

Logradouro: Av. das Baraúnas,351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5301

E-Mail: mestradoagrarias@uepb.edu.br, alberto@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgca/

Curso de Pós-Graduação em parceria com a Embrapa algodão, com início em 2010 e homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1045, de 18/08/2010, DOU 19/08/2010, seç.1, pg.10).

Objetivos: Oferecer qualificação técnico-científica em nível de pós-graduação para agrônomos, engenheiros agrícolas, agroecólogos, licenciados em Ciências Agrárias e outros profissionais graduados em áreas correlatas, com a finalidade de formar recursos humanos habilitados para desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos de pesquisas básicas e desenvolvimento tecnológico, ensino e extensão na área de Ciências Agrárias, tendo como foco o sistema de produção de culturas bioenergéticas e a sustentabilidade da agricultura familiar no Nordeste brasileiro.

Área de Concentração: Agrobioenergia e Agricultura Familiar.

Linhas de Pesquisa:

  • Energias Renováveis e Biocombustíveis;
  • Agricultura Familiar e Sustentabilidade;
  • Biotecnologia e Melhoramento Genético.

Pontos fortes: destacamos como pontos muito positivos: associação com a Embrapa Algodão para desenvolvimento do Curso, colocando à disposição da sociedade a competência dos profissionais de ambas as instituições; as áreas de concentração e as linhas de pesquisa em temas relevantes para a região e o país.

Ao longo dos três anos de funcionamento, 40 alunos ingressaram no Programa, com 15 titulações.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – PPGCF


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Farmácia

Coordenador: Prof. Dr. Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno

Coordenador Adjunto: Profª. Dra. Ana Cláudia Dantas de Medeiros

Logradouro: Rua Juvêncio Arruda, S/N – Bairro Universitário – Complexo Integrado de Pesquisa Três Marias (Laboratórios)

CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Coordenação e Secretaria)

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3526

E-mail: ppgcf@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgcf/

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas iniciou suas atividades em 2011 e foi homologado pelo CNE em 2012 (Port. MEC 1364, de 29/09/2011, DOU 30/09/2011, seç.1, p.40).

Objetivos: qualificar profissionais, com formação inter e multidisciplinar, de alto nível científico, com competência para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas de obtenção, identificação e avaliação da atividade biológica de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico, bem como o desenvolvimento e controle da qualidade destes produtos

Áreas de Concentração: Ciências Farmacêuticas

Linhas de Pesquisa:

  • Desenvolvimento e controle da qualidade de produtos farmacêuticos;
  • Obtenção e avaliação da atividade biológica de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico.

Pontos fortes: todas as atividades do curso visam contribuir para ampliação do domínio das técnicas de investigação no campo das Ciências Farmacêuticas, através de pesquisa científica, produção e difusão de conhecimentos avançados, como fator de desenvolvimento sócio econômico da região e do país.

 

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Serviço Social

Coordenadora: Profa. Dra. Idalina Maria Freitas Lima Santiago

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Moema Amélia Serpa Lopes de Souza

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5324

E-Mail: ppgssocial@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgss/

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), em nível de Mestrado Acadêmico, autorizado a funcionar pela CAPES, encontra-se aguardando a homologação pelo CNE/MEC.

Objetivos: formar profissionais com qualificação para realizar estudos e pesquisas sobre o Serviço Social, inserido nas complexas relações entre Estado e Sociedade na sociabilidade capitalista.

Áreas de Concentração: Serviço Social, Questão Social e Direitos Sociais.

Linhas de Pesquisa:

  • Serviço Social, Estado, Trabalho e Políticas Sociais;
  • Gênero, Diversidade e Relações de Poder.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde – PPGPS


Mestrado – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Psicologia da Saúde

Coordenador UEPB: Prof Dr. Edil Ferreira da Silva

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário

Bairro: Universitário, Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-570

Telefone: (83) 3315-3432

E-Mail: psisaude@ccbs.uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgps/

Área de Concentração: Psicologia da Saúde

Objetivos do Curso/Perfil do profissional a ser formado:

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde tem como objetivo a formação e qualificação de pesquisadores e docentes, no âmbito da Psicologia da Saúde e áreas afins, buscando levantar novas demandas e problemas de saúde individual e coletiva, contribuindo com sua compreensão e transformação a partir dos conhecimentos da Psicologia e de disciplinas afins, com vistas à promoção da saúde, qualidade de vida, e bem estar das populações da nossa região.

Linhas de Pesquisa:

  • Processos psicossociais e saúde;
  • Trabalho, Saúde e Subjetividade.

Programa de Pós-Graduação em Química  PPGQ


Mestrado: avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Química

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo José de Oliveira

E-mail: rodrigo@cct.uepb.edu.br

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Mary Cristina Ferreira Alves

E-mail: marycfa21@yahoo.com.br

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT – Campus I

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351 – Bloco C, Sala C-306

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-500

E-mail: ppgq@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgq

Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/PPGQ-UEPB-770156706437052

 

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi aprovado na 157ª reunião do Conselho Técnico-Científico da CAPES, ocorrida entre 24 e 26 de Março de 2015. O PPGQ é fruto da ação de um grupo de professores do Departamento de Química, Departamento de Farmácia (ambos do Campus I) e do Departamento de Biologia (Campus V), que visualizou potencial dentro da UEPB para submeter tal proposta à área de Química da CAPES, atendendo, principalmente, a uma carência da região por um curso Stricto Sensu nas Ciências Químicas.

Este Programa foi formado por pesquisadores que, individualmente, já desenvolviam ações de pesquisa bem-sucedidas em Química, com reflexo na aprovação de projetos individuais. Este potencial de pesquisa e desenvolvimento foi canalizado no sentido de buscar a aprovação de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química que atenderia à crescente demanda formada por profissionais oriundos das IES de Campina Grande e região, sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas da UEPB, e o único em Química do Interior da PB, PE, RN, AL, CE, MA, PI e SE.

 

Área de Concentração: Química.

 

Linhas de Pesquisa:

•    Nanomateriais e Nanociência

•    Química Medicinal

•    Metodologias Analíticas Avançadas

•     Biotecnologia

 

Pontos Fontes:

O programa, apesar de jovem, é formado por docentes com forte atuação em pesquisa de qualidade, referendada por diversos projetos aprovados nas agências de fomento (CNPq, CAPES, BNB), projetos de cooperação internacional, livros publicados, premiações em eventos científicos e artigos publicados em periódicos de alto fator de impacto, além de cooperações com grupos de referência em Química no Brasil. O PPGQ tem um forte compromisso com a consolidação da Pesquisa & Desenvolvimento da Química e suas vertentes no semiárido paraibano, através da formação de pessoal qualificado que possa atuar no estado da arte.

PROGRAMAS PROFISSIONAIS

Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática – PROFMAT


Mestrado Profissional – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Educação

Coordenador: Prof. Dr. Davis Matias de Oliveira

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Aldo Trajano Lourêdo

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5332

E-mail: davis_matias@uepb.edu.br

Url: http://www.profmat-sbm.org.br/

Com início em 2012, o PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, sob supervisão da Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

Objetivos: proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

Áreas de Concentração: Ensino de Matemática e Matemática Aplicada

Linhas de Pesquisa:

  • Análise Funcional; Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais;
  • Sistemas Dinâmicos; Geometria Diferencial;
  • Otimização; Análise Numérica;
  • Teoria dos Números;
  • Geometria Algébrica e Ensino Básico de Matemática.

Ponto forte: este Mestrado Profissional visa melhorar o ensino de matemática nos cursos de educação básica, pela formação de profissionais competentes e comprometidos com a realidade da região.

 

Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores – PPGPFP


Mestrado Profissional – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Educação

Coordenadora: Profa. Dra. Simone Dália de Gusmão Aranha

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5332

E-Mail: mfpuepb@gmail.com

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgfp/

Este curso profissionalizante nasceu em 2012, a partir de uma demanda induzida pelo sistema nacional de pós-graduação que, cada vez mais, tem se preocupado com a melhoria da qualidade da educação básica. A homologação pelo CNE ocorreu em 2012 (Port. MEC 1364, de 29/09/11, DOU de 30/09/11, seç.1, p.40).

Área de Concentração: Formação de Professores da Educação Básica.

Linhas de Pesquisa:

  • Linguagens, Culturas e Formação Docente
  • Ciências, Tecnologias e Formação Docente

Pontos fortes: experiência da UEPB em atividades de formação de professores, em cursos lato sensu, há mais de dez anos.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras – PROFLETRAS


Mestrado Profissional – avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Letras

Coordenadora: Profa. Dra. Maria de Fátima de Souza Aquino

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Maria Suely da Costa

UEPB – CENTRO DE HUMANIDADES – CAMPUS III

Logradouro: Rodovia PB-75, Km 01

Bairro: Areia Branca

Cidade/UF: Guarabira/PB CEP: 58.200-000

Telefone: (83) 3271-4080

E-Mail: profletras@ch.uepb.edu.br

Este Curso foi recém-aprovado pela CAPES, com nota 4 (quatro), prevendo-se a publicação do primeiro edital do processo seletivo no primeiro semestre de 2013, com início das aulas em agosto do mesmo ano.

Objetivos: O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental.

Áreas de Concentração: Linguagens e Letramentos

Linhas de Pesquisa:

  • Teorias da Linguagem e Ensino;
  • Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

Pontos fortes: Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino dos docentes que atuem no Ensino Fundamental na rede pública do País. Proporcionar aos professores do Ensino Fundamental da rede pública a oportunidade de se capacitarem em pós-graduação gratuita e de qualidade.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde – PPGCTS


Área Básica: Medicina

Coordenador: Prof. Dra. Kátia Elizabete Galdino

Coordenador Adjunto: Pra. Dra. Renata de Souza Coelho Soares

Logradouro: Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário da UEPB

Bairro: Universitário

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.109-753

Telefone: (83) 3315-3342

Fax: (83) 3315-3378

E-Mail: ppcts@uepb.edu.br

URL: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgcts/

O Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde foi credenciado pela CAPES em setembro/2012 e, atualmente, encontra-se em análise para homologação pelo CNE/MEC.

Objetivos: capacitar profissionais com conhecimentos em metodologias e processos fundamentais à atuação eficiente junto aos estabelecimentos de saúde e empresas de base tecnológica, mediante a incorporação de métodos e técnicas científicas. Ademais, objetiva promover a atualização profissional no domínio do avanço das tecnologias estratégicas em saúde, incluindo as melhores práticas de desenvolvimento de projetos, inovação e gestão de tecnologias, tanto no ambiente hospitalar quanto no setor industrial.

Áreas de Concentração: Tecnologias em Saúde

Linhas de Pesquisa:

  • Desenvolvimento de produtos e processos para Tecnologias em saúde;
  • Regulação, gestão e desenvolvimento de projetos tecnológicos de produtos para a saúde.

Pontos fortes: este Mestrado Profissional nasceu com forte apoio da FINEP e do Ministério da Saúde, ao financiarem os trabalhos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES/UEPB), no valor aproximado de R$ 8 milhões, com objetivos de se criar no Nordeste brasileiro um centro de referência em tecnologias médicas, com competência para avaliar e monitorar a qualidade de produtos, realizar atividades de PD&I de produtos estratégicos e garantir suporte tecnológico aos estabelecimentos de saúde. Outro ponto forte é a Cooperação Técnica formal com o Institute of Experimentelles Software Engineering – IESE, uma unidade do Instituto Fraunhofer da Alemanha. Nesse sentido, foi firmado um contrato de transferência de tecnologia para a criação na UEPB do primeiro laboratório brasileiro destinado a validar softwares embarcados em equipamentos e sistemas médicos.
Na área de prototipagem, a UEPB possui parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão vinculado ao MCT. Com a UFRPE, a cooperação técnica objetiva o desenvolvimento de projetos na área de oncologia, envolvendo genética humana e citotoxicidade. Outra parceria estratégica é com a UFPE, através do INCT/INAMI, com o objetivo de desenvolver produtos e otimizar processos mediante a síntese e a caracterização de produtos. Nessa cooperação, destaca-se o desenvolvimento de biomateriais, carreadores de fármacos e medicamentos.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física- PPGPEF

Mestrado: Avaliação da CAPES, nota 4

Área Básica: Física

Coordenador: Profa. Dra. Ana Paula Bispo da Silva

Coordenadora Adjunta: Ivonete Barbosa dos Santos

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus  I da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3315-3352

e-mail: mnpef.cg@gmail.com

URL:https://sites.google.com/site/mnpefcampinagrande/

Com início em 2015, o polo Campina Grande do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Física, vinculado à Sociedade Brasileira de Física e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

Objetivos: melhorar o Ensino de Física na Educação Básica, fornecendo subsídios para que os professores de Física possam repensar sua prática docente, inserindo novos conteúdos e novas metodologias de ensino.

Áreas de Concentração: Física na Educação Básica

Linhas de Pesquisa:

•    Física no Ensino Médio
•    Física e Sociedade

Ponto forte: o corpo docente possui formação em diferentes áreas da Física, como também em Ensino de Física, o que permitirá abranger amplos interesses na melhoria do Ensino de Física na Educação Básica.

Modelos e Anexos