PROINFRA

Pró-reitoria de Infra estrutura

Universidade Estadual da Paraíba esclarece sobre retirada de placas de formatura dos prédios da Instituição

28 de maio de 2019

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público esclarecer informações sobre a retirada das placas de formatura de prédios da Instituição. Conforme planejamento da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) junto à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), foi criado o Portal Virtual de Placas de Formatura (http://portaldasplacas.uepb.edu.br/), destinado a registrar digitalmente os dados das turmas concluintes de todos cursos da Universidade.

Nesse processo de implantação do Portal das Placas, as peças instaladas em prédios da UEPB que passaram por reformas foram retiradas e colocadas em área da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) para passarem por processo de higienização e digitalização, com o objetivo de serem disponibilizadas virtualmente. Um vídeo que circula em grupos de rede social denuncia que as placas estariam no lixo, porém esta informação não procede.

As placas estavam alocadas em uma área aberta da PROINFRA, aguardando para serem transportadas ao Galpão de Patrimônio da Universidade, procedimento que já foi realizado. Reconhecemos que o material não estava em um espaço adequado, por se tratar de área aberta, fato que será apurado e pelo qual a Pró-Reitoria de Infraestrutura será cobrada em suas responsabilidades administrativas. No entanto, ressaltamos que as placas já se encontram em local seguro, protegidas e guardadas adequadamente para a conclusão dos serviços de limpeza e registro em imagem de cada peça para inserção no Portal das Placas.

Placas armazenadas em local fechado e protegido para processo de limpeza e digitalização

Desde 2011, placas de formatura antigas (algumas já em estado de completa deterioração pelo tempo), vêm sendo retiradas e digitalizadas, primeiramente por ocasião da transferência dos cursos de Comunicação Social (que funcionava em prédio no bairro de São José), Serviço Social, Letras/Português, Letras/Inglês, História, Pedagogia, Geografia, Filosofia (que funcionavam nos bairros do Catolé e Centro) e, mais recentemente, os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), por ocasião da reforma do prédio.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, ressalta, que o Portal das Placas nasceu como alternativa para os formandos, com a finalidade reunir e integrar informações sobre as turmas concluintes dos cursos de graduação, possibilitando o compartilhamento de fotos e vídeos de diversos momentos vividos pelos concluintes ao longo da sua passagem pela Universidade, bem como assegurar o armazenamento de dados das turmas por curso, ano e entrada, dados do curso, dos professores, dos estudantes, dos homenageados, entre outros.

A ideia é substituir gradativamente as placas de metal afixadas nas paredes dos Centros pelas placas na plataforma digital. Por enquanto, é permitido que sejam afixadas placas apenas nos prédios antigos. Em espaços como a Central de Integração Acadêmica, onde funcionam os cursos do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), bem como no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), recentemente reformado, não é permitida a colocação das placas.

Nos demais Centros, as placas convencionais poderão ser afixadas, porém, quando o prédio passar por reformas, elas também serão retiradas, digitalizadas e inseridas na plataforma virtual, que consiste ainda em uma alternativa mais econômica para os formandos, ao tempo em que, em substituição da placa tradicional, evita o esgotamento do espaço físico pelo acúmulo de material afixado e, consequentemente, elimina a poluição visual.

Para poder operacionalizar o uso do Portal de Placas, cada turma concluinte da UEPB deve encaminhar informações e mídias para o e-mail portaldasplacas.uepb@gmail.com. Cada espaço comporta a inserção de até cinco fotos oficiais nas medidas de 1280×720 pixels (registro da Turma, da Colação de Grau, Aula da Saudade, Culto Ecumênico, Foto do Baile) e sete imagens de livres escolha da turma concluinte; quatro vídeos a serem postados no canal do Portal das Placas no Youtube; mensagem dos formandos; texto do juramento e dados que integrarão a placa virtual (patrono, paraninfo, nome da turma, período de conclusão).