PROINFRA

PROINFRA

Pró-reitoria de Infra estrutura

Reitor da UEFS visita a Universidade Estadual da Paraíba para conhecer metodologia de segurança institucional

6 de maio de 2016

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde desta sexta-feira (6) a visita do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professor Evandro do Nascimento Silva, que veio à Instituição conhecer o funcionamento do sistema de segurança da instituição paraibana, com o objetivo de possivelmente ter a metodologia da UEPB como modelo para a política de segurança a ser implantada da universidade baiana.

O reitor da UEFS foi recebido professor Rangel Junior, reitor da UEPB; pelo pró-reitor de Infraestrutura, professor Álvaro Luiz; pelo chefe de segurança Joel Furtado Leite; e pelos consultores em segurança, Rodrigo de Lima e Dimitri Petrossian, os quais repassaram ao professor Evandro do Nascimento informações sobre como é executado o plano de segurança institucional e dicas de como melhor estruturar um setor de segurança na UEFS.

Na reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, os profissionais da UEPB explicaram como se deu a reformulação do plano se segurança na Universidade, avaliando desde a relação custo/benefício do antigo sistema de vigilância armada até a elaboração e implantação do novo modelo, que envolve a segurança com equipes de vigilantes e a chamada segurança inteligente, com monitoramento eletrônico 24 horas, sistemas de alarmes, rondas, entre outros aspectos.

Conforme explicado pelos profissionais da UEPB, com a reformulação do plano de segurança, a Instituição conseguiu reduzir custos e ao mesmo tempo otimizar os serviços, conseguindo identificar com mais precisão os pontos mais vulneráveis e traçar estratégias mais eficazes para garantir maior segurança para a comunidade acadêmica. As ações vão desde o serviço de “Achados e perdidos” até a intervenção com efetivo humano, passando por redistribuição de postos de segurança e trabalhos educativos e infraestruturais, como iluminação e podas de árvores para garantir melhor visualização das áreas do Câmpus.

Reitor da UEFS visita a Universidade Estadual da Paraíba para conhecer metodologia de segurança institucional

O professor Evandro do Nascimento destacou a necessidade de aperfeiçoar a segurança na UEFS, uma vez que a comunidade acadêmica precisa se sentir cada vez mais protegida para desempenhar seus trabalhos e estudos. Segundo ele, a ideia de conhecer a experiência da UEPB surgiu durante reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). “Na UEFS estamos criando uma comissão para elaborar um plano de segurança para a Instituição e a troca de experiências, observando o que deu certo em cenários onde as realidades são semelhantes, é fundamental para o estabelecimento de uma metodologia realmente eficiente”, frisou.

A Universidade Estadual de Feira de Santana tem uma comunidade acadêmica em torno de 12 mil pessoas, possui um câmpus administrativo e acadêmico, onde funcionam os setores administrativos e todos os cursos de graduação e pós-graduação, e um câmpus avançado, onde funcionam turmas do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR).

Texto e fotos: Tatiana Brandão

O post Reitor da UEFS visita a Universidade Estadual da Paraíba para conhecer metodologia de segurança institucional apareceu primeiro em UEPB.