PROINFRA

PROINFRA

Pró-reitoria de Infra estrutura

Pró-Reitoria de Infraestrutura inicia avaliações para instalação de sistema de climatização no Biotério da UEPB

12 de Janeiro de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foram dados os primeiros passos para a instalação do sistema de climatização nas dependências do prédio onde funcionará o Biotério da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em reunião realizada na manhã da quarta-feira (11), uma equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Instituição recebeu representantes de uma empresa especializada de Pernambuco para iniciar as discussões que levarão a implantação das máquinas de resfriamento do viveiro onde serão realizados experimentos científicos.

Neste primeiro contato os profissionais responsáveis pela instalação dos aparelhos de ar condicionado apontaram o sistema de expansão indireta com água gelada como o mais indicado para a proposta do Biotério, que contará com salas-laboratório de experimentação, reprodução e estoque de ratos, camundongos, coelhos e outras cobaias. A pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Cheyenne Ribeiro, participou da reunião e explicou como o processo de instalação será realizado.

“A Pró-Reitoria de Infraestrutura recebeu esses especialistas para iniciar essas conversas com a finalidade de encontrar o meio adequado para a instalação do sistema de ar-condicionado do nosso Biotério. Através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, conseguimos recursos junto a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que são administrados pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e possibilitarão a concretização desse projeto. Esse foi nosso primeiro contato, mas saímos animados com o resultado que tivemos”, explicou a professora.

Além das salas-laboratório, o Biotério da UEPB, que foi construído no Câmpus de Bodocongó, ao lado do Departamento de Educação Física (DEF), conta com 13 salas de trabalho, quatro vestiários, quatro higienizadores e ainda espaço para almoxarifado e sala de máquinas. O local está sendo preparado para que o funcionamento seja integral de 24 horas. Para dar andamento às tratativas, está agendada para a próxima semana uma nova reunião para serem discutidos outros assuntos relacionados ao local.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti