PROGRAD

Pró-Reitoria de Graduação

Inep publica edital com diretrizes e prazos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2017

20 de junho de 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou segunda-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. É a primeira vez que o Enade tem um edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. O Enade 2017 será realizado em 26 de novembro, em todo o Brasil.

Juntamente com o edital foram abertos os prazos de enquadramento e inscrição. Os coordenadores de cursos devem fazer as inscrições dos Estudantes Irregulares de anos anteriores e dos Estudantes Ingressantes Regulares entre 19 de junho e 11 de agosto, no endereço enade.inep.gov.br. Eles também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Concluintes Regulares. Nesse caso, a inscrição vai de 10 de julho a 11 de agosto.

A principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. Até a edição de 2016, os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes, sendo responsáveis por informar, inclusive, suas necessidades de Atendimento Especializado e Específico, além de dados pessoais. Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades.

O cadastro dos Estudantes Concluintes Regulares será realizado entre 14 de agosto e 26 de novembro, às 23h59 (Horário de Brasília). O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher em que curso que ser avaliado durante o cadastro. Até a última edição, essa escolha era feita no dia da prova. As solicitações de Atendimento Especializado e Específico serão feitas entre 14 de agosto e 3 de setembro, também pelo estudante.

O Enade 2017 é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do Estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Nesta edição, o Enade vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras/Português e Espanhol, Letras/Português e Inglês, Letras/Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

A inscrição pode ser feita clicando AQUI.

Vídeos de palestras do Seminário Enade 2017 são disponibilizados

Procuradores Institucionais (PI) e coordenadores de curso das Instituições de Ensino Superior (IES) do país que não acompanharam a programação do Seminário Enade 2017 poderão assistir às palestras. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nove vídeos em seu portal e em seu perfil no YouTube.

Os vídeos estão divididos em: Abertura Seminário, O Sinaes e o Enade – Estrutura, Características e a Avaliação, O Enade e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, O Fluxograma da Elaboração da prova do Enade, Questões da Plenária (Manhã), Operacionalização do Enade 2017, Sistema Enade Parte I, Sistema Enade Parte II e Questões da Plenária (Tarde). Além dos vídeos, o portal do Inep disponibiliza as apresentações em PDF.

O seminário, realizado todos os anos, debate temas voltados para os cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em cada edição. Além de palestras sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade em si, e sobre como são produzidos os Indicadores de Qualidade da Educação Superior a partir dos resultados. O evento apresentou o fluxograma da elaboração da prova, novidades na edição 2017 e detalhes sobre o Sistema Enade, durante sua realização, no dia 1º de junho, na sede do Inep, em Brasília (DF).

Fonte: Site do Inep