PROGRAD

PROGRAD

Pró-Reitoria de Graduação

Entrevistas de inscritos em editais de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica acontecem de 5 a 7 de junho

4 de junho de 2018

Serão realizadas de 5 a 7 de junho as entrevistas dos discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscritos nas pré-seleções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica. O Edital foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Instituição, através da Coordenação Institucional do PIBID/Residência Pedagógica.

Os alunos inscritos na pré-seleção para bolsistas do PIBID ou Residência Pedagógica devem procurar, anesta segunda-feira (4) as informações no mural dos cursos com a listagem de nomes, dias, horários e locais das entrevistas. Participam da pré-seleção os discentes que estejam na primeira e na segunda metade dos cursos de licenciatura da UEPB, sendo que os da primeira metade se inscrevem no PIBID e os da segunda se inscrevem na Residência Pedagógica.

O resultado desta pré-seleção não implica na imediata contratação do bolsista, pois ela está condicionada à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível superior (Capes). A divulgação dos resultados estará disponível no site www.pibiduepb.com.br e nos quadros de aviso das coordenações de curso, após a liberação das cotas de bolsas de cada área.

A Coordenação Institucional da PIBID/Residência Pedagógica também informa que, em breve, será lançado o edital para os professores das escolas de educação básica, tão logo a Capes publique as escolas das redes de ensino que manifestaram interesse em participar dos editais do PIBID e da Residência Pedagógica. A previsão de divulgação pela Capes é o dia 12 de julho, no site http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes para o PIBID e http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica para a Residência Pedagógica.

Após essa divulgação, a UEPB realizará o processo seletivo referente às vagas para professor supervisor (PIBID) e professor preceptor (Residência Pedagógica). O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação (MEC), atendendo às atribuições legais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com objetivo de incentivar a formação de professores para a atuação na Educação Básica, contribuir para a elevação da qualidade dos processos educacionais das escolas públicas municipais e estaduais, além de valorizar o magistério, incentivando a opção pela carreira docente.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem como meta fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre Universidade e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores. Confira o Edital completo clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes