PROGRAD

PROGRAD

Pró-Reitoria de Graduação

ENADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PROVA DO ENADE 2015

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

Neste dia 22 de novembro de 2015, às 13h horário de Brasília, regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015, será realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2015. Estão habilitados ao exame os estudantes dos cursos Psicologia (CG), Comunicação Social/Jornalismo (CG), Ciências Contábeis (CG e MT), Administração (CG, PT e EAD), Administração Pública, Direito (CG e GB) e Relações Internacionais (JP).

Ressalvamos que a inscrição no Exame é de caráter obrigatório tanto para alunos ingressantes quanto para os concluintes, porém a realização das provas só será obrigatória para os alunos CONCLUINTES.

O estudante concluinte deve confirmar sua inscrição nas listas em anexo e responder o questionário do estudante disponível na página do INEP (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes). É importante ressaltar que nesta edição do exame o preenchimento do questionário do estudante passou a ser condição indispensável para o recebimento do diploma, portanto mesmo que o aluno venha a realizar a prova, mas não tenha preenchido o questionário, o diploma não poderá ser emitido.

Segue abaixo as listas dos alunos inscritos no Enade 2015.

ENADE2015 - UEPB
ENADE2015 - UEPB
ENADE2015 - UEPB.pdf
1.1 MiB
600 Downloads
Details

INSTRUÇÕES PARA O ESTUDANTE NO DIA DA PROVA

  • Data e hora do exame: 22/11/2015 (domingo) às 13 horas (horário oficial de Brasília).
  • O Exame terá duração de 4 (quatro) horas;
  • O estudante deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação do Exame, considerando o horário oficial de Brasília – DF;
  • Não será admitido, em hipótese alguma, acesso à prova em local diferente do determinado pelo Inep, nem tampouco após as 13 horas (horário oficial de Brasília).
  • O estudante deverá levar o original do documento de identificação com o qual está cadastrado (com fotografia, válido e legível). Recomenda-se que o estudante leve este Cartão de Informação;
  • Consideram-se como documentos válidos para identificação do estudante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
  • A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença deixa o estudante em situação irregular junto ao Enade 2015;
  • A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova;
  • A estudante que tiver necessidade de amamentar deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido e o aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de aplicação de prova;
  • Durante as provas não será admitida, sob pena de exclusão do Exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, relógios (analógicos ou digitais), réguas de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, smartphones, tablets, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notebook, palm top, pen drive, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens;
  • Não será permitido ao estudante fumar na sala de provas;
  • O estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas;
  • O descumprimento das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao Enade;

 Perguntas Frequentes  

1. Enade

1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade?

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
  • Portaria Normativa nº. 03, de 06 de março de 2015 (Regulamenta o Enade 2015)
  • Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)

1.2. O Enade é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade

1.3. Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

1.4. Quais os instrumentos básicos do Enade?

  • A prova;
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
  • O questionário do estudante; e
  • O questionário do coordenador(a) do curso.

1.5. Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2015?

Conforme a Portaria Normativa nº. 03, de 06 de março de 2015, serão avaliados pelo Enade 2015 os cursos que:

I – que conferem diploma de bacharel em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; Turismo.

II – que conferem diploma de tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.
1.6. Quando será realizado o Enade 2015?

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15 (horário oficial de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

2. Estudantes

2.1. Quais os estudantes habilitados ao Enade 2015?

Estão habilitados ao Enade 2015 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.

2.2. O que se entende por “Ingressantes”?

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015.

2.3. O que se entende por “Concluintes”?

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015; e

Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015.

2.4. O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.

2.5. Qual a situação do estudante habilitado que não foi selecionado no processo de amostragem?

Em 2015 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2015 e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior serão convocados para a prova.

2.6. Como deve proceder o estudante selecionado em mais de um curso?

O estudante poderá, eventualmente, acumular a dupla situação de concluinte em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2015. Nessa situação, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante. Destaca-se que a situação de dupla graduação é reconhecida apenas quando verificada a dupla frequência a cursos avaliados pelo Enade 2015. Os estudantes em situação de dupla graduação, acumulando caracterização como ingressante e concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2015, não poderão optar por uma das avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante, conforme Portaria Normativa nº. 03/2015. Nesse caso, a obrigação está restrita à situação de concluinte e, por essa razão, é descabida a opção por uma das provas.

O Inep, após a aplicação de provas e processamento da participação do estudante, registrará a situação de dupla graduação (na situação de concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2015) para o estudante, a partir da verificação de presença a uma das provas, conferindo situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitado ao Enade 2015. A informação estará disponível por meio do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2015.

2.7. Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2015, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

2.8. Quais os estudantes dispensados do Enade 2015?

O art. 6º da Portaria Normativa nº. 03/2015 prevê, em seu § 2º, as situações de dispensa de estudantes junto ao Enade 2015. Os estudantes que se enquadram nestas situações não precisam ser inscritos para participar do Exame:

“§ 2º Ficam dispensados do ENADE 2015:

I – os estudantes dos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015; e

II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.”

2.9. O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa 03/2015:

“§ 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015.”

2.10. Os estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores podem regularizar sua situação no Enade 2015?

Conforme disposição do art. 8º da Portaria Normativa nº 03, de 06 de março de 2015, os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade deverão regularizar a situação sendo inscritos no Enade 2015.

Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame, fora das hipóteses de dispensa referidas nos §§ 2o, 3o, 4o e 5o do artigo 33-G da Portaria Normativa no 40/2007, em sua atual redação.

Caberá às respectivas IES, no período de 15 a 26 de junho de 2015, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º da Portaria Normativa no 03/2015, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2015 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.
2.11. Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível emhttp://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho. Observe, nesse caso, as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas. Importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES no momento de sua inscrição no Enade (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informações que a mesma cadastrou em seu nome. Após gerar senha é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.

2.12 Quais os estudantes dispensados da inscrição do Enade 2015?

As possibilidades de dispensa de inscrição no Enade 2015 estão previstas em dois dispositivos legais: a) Portaria Normativa nº 03/2015; b) Portaria Normativa nº 40/2010. São elas:

  1. a) Conforme o art. 6º da Portaria Normativa nº 03/2015, estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015 e estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
  2. b) Conforme o art.33-G da Portaria Normativa n°.40, estudante cujo ingresso ou conclusão no curso não coincidir com os anos de aplicação do ENADE respectivo, observado o calendário trienal terá no histórico escolar a menção, “estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal” e o estudante cujo curso não participe do ENADE, em virtude da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou motivos análogos, terá no histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do ENADE, em razão da natureza o curso”.

3. Provas

3.1. Quem aplica a prova?

As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.
3.2. Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

3.3. Qual o peso das partes da prova?

  1. Formação Geral = 25%
  2. Componente específico = 75%

3.4. Qual o horário de realização da prova?

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15 (horário oficial de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A lista de presença será disponibilizada apenas após 1 hora do inicio da prova.

A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao Enade 2015.

O estudante deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação – 12h15 (horário oficial de Brasília). O período de tolerância para apresentação ao local de prova está restrito a 12h15 (horário oficial de Brasília) e 13h (horário oficial de Brasília), tendo como referência a hora local informada por companhia telefônica. Cabe ao estudante a observação e adequação às diferenças de horário em decorrência de fuso horário ou adoção do horário de verão na respectiva unidade da Federação.
3.5. Impossibilidade de alteração da data da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz conhecer a toda a sociedade e instituições educativas, com antecedência, as datas dos exames que realiza. Tendo em vista este objetivo, fez divulgar com mais de seis meses de antecedência a data de realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2015, agendada para o dia 22 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília, por meio de diversos canais de comunicação do instituto (como sítio eletrônico, Seminários ENADE e Manual do Enade), inclusive a imprensa nacional (escrita e falada).

Apesar disso, dada à proporção do Exame e do país, bem como dos diversos interesses dos participantes nos 27 estados da federação, torna-se impossível prever e impedir que na data marcada para o ENADE, ainda que com antecedência, sejam agendados outros exames e concursos. Diante do exposto, lamentamos a concomitância de datas e reiteramos que, infelizmente, a data do Enade não poderá ser alterada.

Salientamos que o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de avaliar os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas e desenvolvidos pelos estudantes da Educação Superior (ES) ao longo de sua formação acadêmica. A obrigatoriedade do Enade é estabelecida na Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação, no art. 33-G, que indica o Exame como componente curricular obrigatório dos cursos superiores. E que deve constar no histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova, a data de sua realização ou dispensa oficial do Enade conferida pelo Ministério da Educação.

O preenchimento do Questionário do Estudante também é obrigatório de acordo com o art. 14º da Portaria Normativa nº 3, de 6 de março de 2015 que estabelece as regras do Exame no ano de 2015. Portanto, o estudante selecionado que não comparece ao Exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade.

 Sobre o ENADE  


Objetivo do ENADE
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento;

Instrumento de avaliação do rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências em cada área de conhecimento;

Constituído por uma prova,questionário socioeconômico e o questionário do coordenador.

 ENADE 2012  

ENADE 2012 – Legislação

Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004

Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação

Portaria Normativa nº. 6, de 14 de março de 2012

Portaria Normativa nº. 13, de 27 de junho de 2012

(altera a data do exame e dá outras providências)

Cursos do Ciclo Avaliativo Incluídos no ENADE

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Inscrição de concluintes e ingressantes habilitados ao Enade 2012

A inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2012 nos termos da Portaria Normativa º. 6/2012, que será realizada de 16 de julho a 17 de agosto de 2012. Devem ser inscritos durante esse período todos os estudantes caracterizados como ingressantes ou concluintes.

Considera-se:

INGRESSANTES –  São todos aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012;
EX.: Feras e alunos transferidos

CONCLUINTES –  Todos os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.
Ficam dispensados do ENADE 2012:
Os estudantes dos cursos descritos no art. 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012;

Os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2012, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

Os estudantes que acumularem as condições de ingressante e concluinte em uma das áreas ou cursos superiores relacionados no art. 1o deverão participar do Exame na condição de Concluinte, ficando dispensados do ENADE 2012 na condição de ingressante.

Alteração de localidade de prova
A IES, cujo estudante selecionado para o Enade 2012 estiver realizando atividade curricular obrigatória em instituição conveniada, fora do município sede do próprio curso, deverá informar ao Inep, entre 21 e 31 de agosto de 2012, dentre os diversos municípios onde esteja prevista a aplicação da respectiva prova, aquele município onde o estudante optou por participar do Exame, de acordo com a Portaria Normativa nº. 6/2012. As opções de municípios para participação no Enade 2012 são restritas aos municípios com aplicação de provas previstas pelo Inep, observadas as inscrições segundo a área de abrangência no Enade 2012.

Respostas ao Questionário do Estudante

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 26 outubro a 25 de novembro de 2012, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
Nesse questionário são solicitadas informações pessoais, da Instituição de Ensino e do Curso;

O questionário socioeconômico aborda questões sobre à percepção que os alunos têm da instituição  no que se refere a infra-estrutura, instalações físicas e recursos didático-pedagógicos;

Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso
Durante o período de 19 de novembro a 03 de dezembro de 2012, por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br, os coordenadores de cursos poderão responder ao Questionário do Coordenador de Curso, destinado a coletar informações para definição do perfil do curso de graduação. O Questionário do Coordenador de Curso é de participação voluntária. Contudo, dada a sua relevância e contribuição ao processo de avaliação da educação superior no âmbito do Sinaes.

A Prova

A prova do ENADE 2012 será realizada no dia 25 de novembro as 13:00 h. (Horário de Brasília). A mesma será composta de 40 (quarenta) questões no total, sendo 10 (dez)  questões de conteúdos de Formação Geral e outras 30 pertinentes ao conteúdo de Formação Específica da área;

As questões serão discursivas e de múltipla e escolha;

O componente de Formação Geral do Enade 2012 terá 10 (dez) questões,sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, que abordarão situações problema, estudo de caso, simulação e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas. Sendo que as questões discursivas versarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto;

A prova do Enade 2012 terá em seu Componente Especifico de cada área avaliada, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações problema e estudos de casos pertinentes a cada área avaliada.

 ENADE 2013  

Confira os cursos que serão avaliados em 2013:

– Enfermagem;

– Farmácia;

– Fisioterapia;

– Odontologia;

– Serviço Social.

Maiores informações na Portaria Normativa N6 27-03-2013