PROGRAD

PROGRAD

Pró-Reitoria de Graduação

Aula sobre ética no serviço público marca início da graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD na UEPB

6 de outubro de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu mais um passo em sua missão de disseminar conhecimentos e estar presente nos mais longínquos recantos da Paraíba, promovendo desenvolvimento e cidadania. A nova inserção da Instituição nos municípios paraibanos se deu através do curso de Graduação em Gestão Pública -Tecnólogo/EAD, oferecido por meio da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD).

Pela primeira vez a Instituição implantou um curso dessa natureza, destinado para servidores públicos municipais e estaduais em atividade. O objetivo é capacitar os agentes públicos para prestarem melhor serviço à população, contribuindo assim para a ética, a seriedade, o respeito e o compromisso com o serviço público.

A aula inaugural do curso foi ministrada na manhã desta sexta-feira (6) pelo reitor Rangel Junior, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó. Antes da palestra, aconteceu a acolhida aos 406 estudantes, oriundos de 34 municípios paraibanos de todas as regiões, incluindo os 61 servidores técnicos da UEPB e os 50 servidores do Tribunal de Justiça. A solenidade reuniu os estudantes do curso, professores, prefeitos e pró-reitores da UEPB, tendo sido aberta pela pró-reitora Eliane Moura, com participação do vice-reitor Flávio Romero Guimarães, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz, que se encarregaram de dar as boas vindas aos alunos.

A mesa de honra contou ainda com a presença do pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto Dias; a coordenadora Gelda Gonçalves; o prefeito de Coxicola, Givaldo Limeira de Farias, que representou os demais prefeitos; e a representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (ESMA/TJPB), Magna Lígia Albuquerque. Em sua fala inicial, a professora Eliane Moura destacou o esforço da UEPB em contribuir para elevar a qualidade do serviço público paraibano e disse que estava encantada com a recepção dos municípios a esta iniciativa. Ela reafirmou que o curso nasceu após um movimento com as prefeituras e com secretários de Educação dos municípios conveniados, que sentiram a necessidade de uma formação voltada para a gestão pública.

A pró-reitora Célia Regina Diniz também fez uma acolhida calorosa aos alunos e disse que estava feliz em ver tantas pessoas que acreditam no trabalho da UEPB. Célia destacou que a graduação vai formar pessoas qualificadas para transformar a realidade onde vivem. Ela também enfatizou o esforço da UEPB em investir na política de valorização e capacitação dos seus servidores. “Estamos muitos felizes com a realização desse primeiro curso de graduação em Gestão Pública – Tecnólogo. Isso é fantástico, porque todas as pessoas vão melhorar a qualidade do atendimento em seus municípios”, destacou.

Vice-reitor da Instituição, o professor Flávio Romero Guimarães lembrou que, ao longo de 51 anos e 30 de Estadualização, a UEPB tem cumprido essa missão de levar desenvolvimento a toda Paraíba. Ele enfatizou a capacidade da Universidade de estar inserida nos municípios e na vida dos paraibanos. “Ao longo de mais de 50 anos essa Universidade tem um traço diferencial. Nos firmamos enquanto instituição absolutamente indispensável ao desenvolvimento socioeducacional, econômico e cultural do Estado da Paraíba”, frisou. Para o vice-reitor, o curso tem importância fundamental para os municípios, para a prestação de bons serviços nas mais diversas demandas.

Responsável pela aula inaugural, o reitor Rangel Junior abordou o tema “Ética pública para servidores públicos”. Ele procurou desmistificar alguns conceitos negativos sobre a imagem do serviço público e destacou que nas repartições e departamentos existem pessoas sérias, éticas, comprometidas, que cumprem com as suas obrigações e muitas vezes extrapolam a jornada de trabalho. Para ele, é preciso mudar a imagem do serviço publico e ressignificar conceitos, disseminando conhecimentos que fomentem a construção de novos valores éticos.

O reitor lembrou que muitos estudiosos e pensadores do serviço público já começam a formular conceitos e formar um conjunto de valores apropriados a gestão pública, uma vez que apenas o disposto nas leis não dá conta de resolver. Hoje, em todo o Brasil, segundo ele, existe um conjunto de atividades que vêm sendo construídas no intuito de criar uma nova cultura pública, destinada a todos que resolveram fazer de suas vidas um instrumento de ação pública.

“Agimos e atuamos publicamente em todos os lugares. Mas, quando me refiro a agentes públicos, falo daquelas pessoas que recebem um pagamento da sociedade para prestar um serviço. E esse serviço deve ser bem prestado”, destacou Rangel, acrescentando que os agentes públicos prestam serviço a sociedade e, geralmente, às pessoas necessitadas que dependem daquele serviço e só o encontram na estrutura pública. Por isso, aconselhou o reitor, o agente público deve ser preparado para tratar bem o cidadão, em todas as ocasiões.

O curso

A primeira turma do curso contará com 406 agentes públicos que enfrentaram uma seleção simplificada, concorrendo as mil vagas ofertadas. A ideia da PROEAD é expandir o curso para outros municípios. A graduação em Gestão Pública – Tecnólogo/EAD terá duração de dois anos e seu conteúdo será distribuído em 1.615 horas/aula. O curso conta com cinco tutores, foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), com um planejamento que envolveu várias pró-reitorias.

O objetivo é formar tecnólogos em Gestão Pública, do ponto de vista científico, cultural e tecnológico, através de estratégias e tecnologias de Educação a Distância para trabalharem no setor público. A proposta é melhorar a qualidade da prestação dos serviços ao promover maior qualificação profissional dos agentes públicos, além de ser uma oportunidade de aumento de escolaridade dos servidores que possuem apenas o Ensino Médio.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti