PROGRAD

PROGRAD

Pró-Reitoria de Graduação

Considerando as circunstâncias atuais decorrentes da pandemia causada pelo novo Coronavirus, as quais multiplicaram uma série de recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate da doença, dentre elas o isolamento social, e que, na esfera Estadual e Municipal, resultaram em decretos de suspensão das atividades educacionais, a Pró-Reitoria de Graduação destina esse espaço para a presentação da regulamentação e medidas tomadas pela UEPB sobre as atividades acadêmicas nesse período.

Estão reunidos aqui atos normativos, recomendações para realização de atividades remotas, endereços de sítios de discussão sobre os cenários da pandemia no Ensino Superior no Brasil, tutoriais para a utilização de ferramentas digitais para fins educacionais, relatórios sobre a disponibilidade e os usos da Internet e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por parte de professores e estudantes da graduação, dentre outros.

A Pró-reitoria de Graduação reitera a constante necessidade do aprimoramento do ensino, considerando que o uso das Tecnologias potencializa o trabalho de professores e contribui para a formação do discente. Neste sentido, a Coordenação de Ensino Superior da PROGRAD elaborou o documento abaixo com orientação para a utilização do Google Sala de Aula (Classroom). São informações básicas para a compreensão das possibilidades pedagógicas seguidas de vídeos demonstrativos.

JORNADA PEDAGÓGICA DOCENTE
A Jornada Pedagógica Docente, enquanto espaço de discussão e troca de experiências entre os docentes da graduação e entre estes e a Prograd, tendo em vista a reflexão e o aprimoramento da atividade docente, neste momento tem a sua continuidade com a oferta de minicursos disponibilizados por meio de plataformas digitais, tendo em vista a ampliação da experiência docente como o uso educacional de ferramentas e/mídias digitais visando à realização do ensino não presencial em contexto excepcional.
USO DE TDIC´s PARA MINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS
Para a ministração do conteúdo teórico por meio das TDICs, o docente deve obter concordância de 100% dos estudantes matriculados na turma do respectivo componente curricular; reelaborar, caso seja necessário, o Plano de Curso e Cronograma de Atividades, com a previsão dos conteúdos curriculares passíveis da ministração e avaliação por meio das TDICs; e efetuar cadastro na Coordenação de Ensino Superior – CES/PROGRAD, por meio do preenchimento de formulário disponível.
RELATÓRIO SOBRE USO DAS TDIC´s
Entre os dias 04 e 10 de maio, a PROGRAD lançou dois questionários com o objetivo de conhecer a disponibilidade e os usos da internet e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por parte de professores e estudantes da graduação, além de poder avaliar o quanto e como vêm sendo desenvolvidas atividades de ensino não presenciais durante o período de suspensão das atividades letivas presenciais determinado desde a PORTARIA/UEPB/GR/0014/2020, e subsequentes, segundo sugestão veiculada na Instrução Normativa 001/2020.
ORIENTAÇÃO SOBRE O GOOGLE SALA DE AULA
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) disponibilizou para toda a comunidade a plataforma G Suite que está disponível gratuitamente para professores, alunos e técnicos administrativos da UEPB. Foi uma adesão, sem custos, da Instituição aos serviços Google que passa a ter acesso a e-mail ilimitado, Google Drive, Agenda, Hangouts, Meet, Fóruns, Google Sala de Aula, entre outras ferramentas disponíveis pela plataforma.
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PANDEMIA
Em tempos de pandemia e da suspensão temporária das aulas presenciais devido às medidas de prevenção ao novo coronavírus, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem se reinventando na forma de compartilhar conhecimento e saberes para manter os estudantes em atividade. Para isso, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), recorreu às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e vem incentivando o desenvolvimento de atividades de ensino não presenciais que buscam suprir a ausência dos conteúdos em sala de aula durante o período de distanciamento social.
LINK´S/ ARTIGOS/ TUTORIAIS
Com a adesão da Universidade Estadual da Paraíba ao regime de quarentena, as atividades remotas ganham uma maior dimensão e toda a comunidade acadêmica entra em sintonia com os conteúdos relacionados ao trabalho com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nesta página, reunimos vários link´s e  documentos  para contribuir com o aprendizado de professores e alunos.
ATOS NORMATIVOS
A Universidade Estadual da Paraíba tem adotado medidas de combate a pandemia do novo coronavírus e nessa página você poderá visualizar as  mais diversas iniciativas institucionais oriundas do cenário de calamidade pública em saúde, acompanhar o plano de orientações sobre os aspectos que envolvem a saúde e o ensino-aprendizagem em tempos de distanciamento social