PROGEP

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Workshop da PROGEP presta orientações sobre procedimentos institucionais a novos servidores

10 de maio de 2018

Os novos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovados no último concurso público para técnicos administrativos da Instituição, participaram nesta quinta-feira (10), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, das primeiras atividades do workshop promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), com o objetivo de recepcionar os recém-empossados e prestar orientações sobre procedimentos institucionais diretamente ligados à vida funcional dos técnicos.

As atividades foram abertas com a presença do reitor Rangel Junior; do vice-reitor Flávio Romero Guimarães; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; da pró-reitora Estudantil, Núbia Nascimento; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima; do chefe de Gabinete, Ricardo Soares; e do presidente do SINTESP/UEPB, Fernando Borges.

Professora Célia Regina Diniz deu boas-vindas aos participantes e explicou que o evento funcionava como um acolhimento, bem como uma oportunidade de apresentar aos novos servidores a história da UEPB, seus procedimentos e sistemas, de modo que cada novo técnico administrativo se aproprie do que a Universidade lhe oferece e do que a Instituição espera de cada um em termos de compromisso profissional como servidores públicos.

O reitor Rangel Junior e o vice-reitor Flávio Romero transmitiram mensagens de motivação para com o servir público. Eles falaram sobre suas próprias jornadas dentro da Instituição e destacaram a importância de todos os servidores entenderem que, acima de tudo, seu trabalho é voltado para a sociedade, que é quem financia a Instituição e deve ser bem atendida em todas as suas necessidades. Flávio destacou o mérito dos concursados por ingressarem como servidores efetivos e frisou que a chegada dos novos servidores “simboliza renovação e expectativa de continuidade de luta em defesa da Universidade”.

Rangel destacou que a realização do concurso foi um desafio, diante de todas as dificuldades enfrentadas pela UEPB, e salientou o forte papel social da Instituição, que se impõe não pelo seu discurso, mas por sua prática, intervindo em realidades e promovendo melhorias para o povo paraibano. O reitor frisou que a conduta de cada um, como servidor público, deve ser pautada com padrão de princípios e valores que preza pelo bem coletivo. “Somos agentes públicos, contratados pela sociedade para servi-la. Sintam essa Universidade, se integrem a ela. A UEPB é um ótimo lugar para se trabalhar. Há problemas, sim, mas também há muita coisa boa que só tende a ficar melhor com a energia e entusiasmo dos que trabalham com dedicação e comprometimento”, enfatizou.

Fernando Borges, presidente do SINTESPB/UEPB, parabenizou os concursados pela conquista das vagas como servidores públicos efetivos da Universidade Estadual da Paraíba e destacou a necessidade de todos se envolverem com a vida da Instituição, participando ativamente da luta em sua defesa para que ela continue crescendo e cumprindo sua missão social. Em seguida aos discursos foi exibido o vídeo “Você também é a UEPB”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), contando um pouco da história da Universidade e apresentando o trabalho que ela realiza e grande parte dos serviços que presta à sociedade.

Posteriormente, foi iniciada a apresentação dos conteúdos envolvendo as ações dos setores vinculados à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Ubiramar Pita, assessor da PROGEP, fez uma apresentação sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos técnicos administrativos da UEPB, esclarecendo sobre progressões e promoções funcionais, remunerações, entre outros aspectos do plano. Já Ivan Barbosa, responsável pelo setor de transparência pública e dados institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) e integrante da Comissão Permanente do Pessoal Técnico Administrativo (CPPTA), apresentou o trabalho da Comissão e destacou os avanços obtidos com a normatização de processos institucionais diversos.

O workshop prossegue nesta sexta-feira (11), nos turnos manhã e tarde, com apresentação do site da UEPB e de sistemas como o SisAdmin e e-RH, além de prestação de informações sobre os setores de Desenvolvimento de Pessoas, Assessoria Técnica, Folha de Pagamento, Acompanhamento Funcional e Saúde do Trabalhador.

Texto e fotos: Tatiana Brandão