PROGEP

PROGEP

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Workshop da PROGEP presta orientações sobre procedimentos institucionais a novos servidores

10 de maio de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os novos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovados no último concurso público para técnicos administrativos da Instituição, participaram nesta quinta-feira (10), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, das primeiras atividades do workshop promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), com o objetivo de recepcionar os recém-empossados e prestar orientações sobre procedimentos institucionais diretamente ligados à vida funcional dos técnicos.

As atividades foram abertas com a presença do reitor Rangel Junior; do vice-reitor Flávio Romero Guimarães; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; da pró-reitora Estudantil, Núbia Nascimento; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima; do chefe de Gabinete, Ricardo Soares; e do presidente do SINTESP/UEPB, Fernando Borges.

Professora Célia Regina Diniz deu boas-vindas aos participantes e explicou que o evento funcionava como um acolhimento, bem como uma oportunidade de apresentar aos novos servidores a história da UEPB, seus procedimentos e sistemas, de modo que cada novo técnico administrativo se aproprie do que a Universidade lhe oferece e do que a Instituição espera de cada um em termos de compromisso profissional como servidores públicos.

O reitor Rangel Junior e o vice-reitor Flávio Romero transmitiram mensagens de motivação para com o servir público. Eles falaram sobre suas próprias jornadas dentro da Instituição e destacaram a importância de todos os servidores entenderem que, acima de tudo, seu trabalho é voltado para a sociedade, que é quem financia a Instituição e deve ser bem atendida em todas as suas necessidades. Flávio destacou o mérito dos concursados por ingressarem como servidores efetivos e frisou que a chegada dos novos servidores “simboliza renovação e expectativa de continuidade de luta em defesa da Universidade”.

Rangel destacou que a realização do concurso foi um desafio, diante de todas as dificuldades enfrentadas pela UEPB, e salientou o forte papel social da Instituição, que se impõe não pelo seu discurso, mas por sua prática, intervindo em realidades e promovendo melhorias para o povo paraibano. O reitor frisou que a conduta de cada um, como servidor público, deve ser pautada com padrão de princípios e valores que preza pelo bem coletivo. “Somos agentes públicos, contratados pela sociedade para servi-la. Sintam essa Universidade, se integrem a ela. A UEPB é um ótimo lugar para se trabalhar. Há problemas, sim, mas também há muita coisa boa que só tende a ficar melhor com a energia e entusiasmo dos que trabalham com dedicação e comprometimento”, enfatizou.

Fernando Borges, presidente do SINTESPB/UEPB, parabenizou os concursados pela conquista das vagas como servidores públicos efetivos da Universidade Estadual da Paraíba e destacou a necessidade de todos se envolverem com a vida da Instituição, participando ativamente da luta em sua defesa para que ela continue crescendo e cumprindo sua missão social. Em seguida aos discursos foi exibido o vídeo “Você também é a UEPB”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), contando um pouco da história da Universidade e apresentando o trabalho que ela realiza e grande parte dos serviços que presta à sociedade.

Posteriormente, foi iniciada a apresentação dos conteúdos envolvendo as ações dos setores vinculados à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Ubiramar Pita, assessor da PROGEP, fez uma apresentação sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos técnicos administrativos da UEPB, esclarecendo sobre progressões e promoções funcionais, remunerações, entre outros aspectos do plano. Já Ivan Barbosa, responsável pelo setor de transparência pública e dados institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) e integrante da Comissão Permanente do Pessoal Técnico Administrativo (CPPTA), apresentou o trabalho da Comissão e destacou os avanços obtidos com a normatização de processos institucionais diversos.

O workshop prossegue nesta sexta-feira (11), nos turnos manhã e tarde, com apresentação do site da UEPB e de sistemas como o SisAdmin e e-RH, além de prestação de informações sobre os setores de Desenvolvimento de Pessoas, Assessoria Técnica, Folha de Pagamento, Acompanhamento Funcional e Saúde do Trabalhador.

Texto e fotos: Tatiana Brandão