PROGEP

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Recém-aposentados da UEPB são homenageados em evento do Programa de Preparação para Aposentadoria

4 de outubro de 2017

“A arte da aposentadoria não é aposentar-se de alguma coisa, e sim aposentar-se para alguma coisa”. A frase de Harry Emerson Fordick, citada algumas vezes na manhã desta terça-feira (4), ilustrou bem a intenção da equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na realização das atividades do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), em homenagem aos servidores recém-aposentados da Instituição. O evento aconteceu no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A atividade também teve como finalidade iniciar um ciclo de orientações para todos aqueles que já buscam se preparar para a aposentaria com uma transição tranquila e com objetivos bem definidos. Atualmente, a UEPB conta com cerca de 170 pessoas aposentadas entre os anos de 2008 e 2016, um processo de aposentadoria massiva que gerou a necessidade por novas decisões e ações da Administração Central da Instituição.

Participaram do evento o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; a psicóloga da PROGEP, Ana Paula Lima; a assistente social da PROGEP, Juliana Granjeiro; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SintesPB), Fernando Borges.

A professora Célia Regina explicou que o programa tem carga de 60 horas e através dele os participantes podem trocar experiências de vida e planejarem seu futuro fora da Universidade. Já o reitor Rangel Junior indicou a possibilidade de os servidores aposentados exercerem atividades voluntárias dentro dos câmpus, o que funcionaria como a manutenção de um vínculo com a Instituição, bem como uma oportunidade para quem quiser trabalhar melhor o seu processo de desligamento. “Espero que todos que estejam nessa fase façam uma boa transição, de modo a nem perceber, e que guardem da Universidade as melhores lembranças e laços construídos, porque o que temos de mais valioso é a memória”, acrescentou.

Logo em seguida, a assistente social da PROGEP, Albertina Félix, apresentou as etapas do PPA e indicou que um dos objetivos do programa é o empoderamento do servidor que está em período de pré-aposentadoria (quatro anos antes), ou de pós-aposentadoria (quatro anos depois), lembrando que este benefício deve ser pensado por todos desde o momento em que se ingressa no mercado de trabalho.

Para Joabe Correia Costa, professor e engenheiro que trabalhou por 42 anos na UEPB e foi um dos homenageados do evento, a sua experiência com a aposentadoria foi um pouco diferente da maioria das pessoas, as quais “do dia para noite se veem com um dia inteiro pela frente, sem ter o que fazer”. Ele relata que, ao se afastar da UEPB, teve chance de dar continuidade a outras atividades, o que evitou o “choque” de, repentinamente, ver-se desocupado. No entanto, considera de fundamental importância eventos como este, realizado pela PROGEP, “que valorizam o servidor e o mantém em contato com o ambiente acadêmico, interagindo com os colegas, o que faz muito bem para o aposentado”.

As atividades ainda contaram com homenagens e entrega de certificados aos servidores recém-aposentados, falas de agradecimento do ex-professor do Departamento de Psicologia, Edmundo Gaudêncio, e da ex-servidora da PROGEP Lúcia Dias; declamação de cordel pelo servidor Josenildo Maria Lima, sendo encerrado com a palestra “Aposentação”, ministrada pela professora doutora Maria do Carmo Eulálio.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Paizinha Lemos