PROGEP

PROGEP

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

PROGEP promove capacitação e distribui kits de primeiros socorros aos departamentos da UEPB

11 de Abril de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro das atividades do “Abril Verde”, campanha alusiva ao tema da segurança e saúde do trabalhador, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Setor de Saúde do Trabalhador e da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST), realizou na manhã desta quarta-feira (11), no Espaço Azul, Câmpus de Campina Grande, a capacitação de servidores em atendimentos emergenciais e a entrega das maletas de primeiros socorros.

A inciativa segue as recomendações da Norma Regulamentadora de número 7 (NR-7) do Ministério do Trabalho, responsável por regulamentar parte do sistema de saúde e prevenção de doenças laborais de empresas. “Esta primeira etapa contempla a maioria dos departamentos da UEPB, que indicaram pessoas de seus setores, representantes dos turnos da manhã e tarde, para receberem as orientações”, explicou Maísa Ferraz Pinto, enfermeira da PROGEP. Ela acrescentou que este encontro buscou repassar informações e orientações sobre como utilizar os itens da maleta de primeiros socorros e destacar que os participantes também funcionarão como multiplicadores dos procedimentos emergenciais.

Cada kit reúne artigos básicos que podem ser utilizados em situações de urgência, como antisséptico para limpeza de ferimentos, clorexidina, gaze, algodão, esparadrapo, tesoura, soro fisiológico, luvas e ataduras. “Disponibilizamos o básico que os servidores podem utilizar em intervenções simples para urgência leves”, salientou Maísa. “É importante frisar que essas maletas terão uma espécie de ‘controle’ com um objetivo maior. Ou seja, as informações sobre seu uso serão repassadas para o Setor de Saúde do Trabalhador mensalmente”, explicou Joselma Wilma Lacerda, técnica de segurança do trabalho da UEPB.

Segundo Joselma, “quando os responsáveis indicam se os produtos foram usados e em quais circunstâncias, ou se não foram utilizados porque não houve nenhuma intercorrência, é possível saber, por exemplo, as medidas que foram tomadas, quais foram as principais intercorrências, se os produtos estão dentro dos prazos de validade ou precisam ser repostos, entre outros aspectos. Tudo para que o setor fique a par da situação e também saiba se estão fazendo da maneira correta”. Estas informações também colaborarão com a atividade do setor responsável pela Comunicação Interna de Acidentes de Trabalho (CIAT), uma ferramenta que visa contribuir para manter os dados atualizados sobre os possíveis acidentes na UEPB.

Além disso, o Setor de Saúde do Trabalhador também presta atendimento corriqueiro aos servidores da Instituição, na Sala 106 da PROGEP, como aferição de pressão, frequência cardíaca, oximetria, glicemia, entre outros.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues