PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Universidade Estadual da Paraíba realiza cerimônia de Colação de Grau das turmas 2017 da UAMA

8 de dezembro de 2017

A tarde de quinta-feira (7) foi de emoção e congraçamento para mais de 100 alunos das turmas 2017 da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), que participaram da solenidade de Colação de Grau promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, e teve como Paraninfo Geral o reitor Rangel Junior. Amigos e familiares dos formandos também prestigiaram o evento.

Com o sentimento de felicidade e autoestima renovada, as oradoras das turmas concluintes falaram de descobertas, renascimento e sonhos realizados. A senhora Arlete do Nascimento Fernandes, da Turma A, ressaltou que a UAMA deu aos alunos a oportunidade de descobrir quão valiosa pode ser a vida na fase que hoje vivenciam.

“Nosso tempo na UAMA foi preenchido com muitas atividades que nos foram muito úteis na construção do nosso aprendizado e só temos a agradecer a todos os que nos orientaram até aqui, que se doaram através de seus ensinamentos. Somos gratos pela paciência, compreensão e zelo para com todos nós. Ao longo dos últimos dois anos, a cada encontro nos alegráva-mos com as nossas partilhas diárias, lágrimas e sorrisos, com cada um tocando o coração do outro e nos tornando irmãos”, destacou Arlete.

Já a senhora Maria de Lourdes Soares de Assis, da Turma B, destacou as características dos seus colegas, ressaltando que as peculiaridades de cada um fizeram a turma ser especial e se transformar em uma grande família. Ela enfatizou que a palavra do momento era gratidão a todos os mestres e demais colaboradores que atuaram com amor e dedicação, mostrando que a maturidade é um processo de envelhecimento, mas com sabedoria e autonomia. “A UAMA transformou nossas vidas e graças a ela somos idosos mais felizes e completos”, frisou.

O professor Rangel Junior, paraninfo das turmas, destacou que era uma honra ser homenageado pelos alunos da UAMA e lembrou que a idade dá a capacidade de entender melhor a vida e os fenômenos ao redor. Ele enfatizou a experiência da UAMA como fator que tem gerado inúmeros benefícios aos seus alunos da terceira idade e transmitiu aos formandos uma mensagem de entusiasmo pela vida.

Coordenador geral da UAMA, o professor Manoel Freire de Oliveira Neto destacou que a Universidade Aberta à Maturidade possibilita grande enriquecimento de vida, graças as experiências trocadas, além do companheirismo e da ajuda mútua durante o curso. “Cada turma concluinte deixa uma saudade, mas também uma alegria alimentada pelas transformações que UAMA propicia na vida dos idosos que fizeram parte desse projeto”, salientou.

Ao final da solenidade, o professor Manoel Freire fez a entrega do certificado de conclusão do curso aos concluintes. A formanda Francisca Barros Nóbrega Souza recebeu o certificado em nome dos seus colegas da Turma A. Já a Turma B foi representada pelo formando Francisco Furtado Sobrinho.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Paizinha Lemos