PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Universidade Estadual da Paraíba e Detran renovam termo de cooperação institucional

20 de abril de 2017

Clique para exibir o slide.

Com a finalidade de aliar a educação à prestação de serviços relacionados ao trânsito de veículos terrestres no Estado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/PB) reafirmaram na manhã desta quinta-feira (20), na Diretoria do Detran, em João Pessoa, um compromisso que segue para seu terceiro ano consecutivo.

Trata-se da renovação do Termo de Cooperação 004/2017, entre a UEPB e o Detran/PB, que teve início em 2015 com o objetivo de fazer com que a Universidade pudesse acompanhar a aplicação das provas de legislação no interior do Estado. A parceria também proporcionou a ampliação da competência de fiscalização para outros órgãos públicos, aumentando a lisura dos procedimentos.

Participaram do ato de assinatura do termo o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o pró-reitor de Extensão, professor José Pereira; o superintendente do Detran/PB, Agamenon Vieira; o Diretor de Operações, Orlando Soares; o chefe da Assessoria Jurídica do Detran, José di Lorenzo Serpa; a assessora jurídica, Ana Baltar; o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campina Grande, Fábio Thoma; o chefe da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Manoel Neto; e o chefe da Divisão de Policiamento, Major Sérgio.

Sgundo o reitor Rangel Junior, atualmente existe um entendimento de que as instituições públicas precisam se aliar a outras para ampliar o que pode ser feito em prol da sociedade. “Há muitas coisas que podemos realizar em conjunto e um exemplo disso é a educação, que surge como uma tentativa de profissionalizar e qualificar as pessoas para uma mudança de hábitos e de atitudes. Como especialista em educação, a UEPB vem para manter esta parceria e proporcionar reforços no serviço prestado à população, sendo um modelo de boas práticas para um trabalho bem feito e de qualidade”, afirmou.

Conforme o pró-reitor José Pereira, professores de vários departamentos da UEPB foram capacitados para participar como examinadores e instrutores de trânsito, para aplicação das provas em outras cidades, além dos polos de Campina Grande e João Pessoa, o que facilita a locomoção das pessoas que precisam participar dos procedimentos para aquisição ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Até hoje contabilizamos 26 servidores da UEPB envolvidos com a proposta. Já foram realizados cursos para mais de 600 instrutores de autoescolas, bem como cursos de atendimento para os servidores do Detran que têm relação direta com o público”, acrescentou.

Atualmente, há nove municípios atendidos com a proposta de interiorização da aplicação de provas. São eles: Guarabira, Patos, Monteiro, Princesa Isabel, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha, São Bento e Cajazeiras. Nas localidades onde não há câmpus da UEPB instalado, é feita uma parceria para utilização dos computadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Mesmo diante das dificuldades, fizemos um esforço para manter a parceria com a UEPB, pois queremos continuar com a contribuição e a capacitação através de cursos, para demonstrar nosso interesse no elo entre o Detran e a Universidade”, ressaltou o superintendente Agamenon Vieira.

O convênio também possibilita que algumas cidades, a exemplo de Patos, possam ampliar o número de aplicações de provas escritas, para dois ou três dias no mês. Apesar da participação efetiva da UEPB ser no que se refere às provas escritas, a partir deste ano seis pessoas da UEPB, qualificadas para tal, também começarão a atuar nas aplicações de provas práticas em Campina Grande. “Temos recebido muitos elogios no que se refere ao trato e à relação humana com as pessoas que estão em condições de prova. Nossa intenção é ampliar esta experiência e torná-la ainda mais eficaz”, finalizou Pereira.

 
Texto e fotos: Giuliana Rodrigues