PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Universidade Estadual apresenta agenda integrada com ações voltadas para educação no trânsito na Paraíba

19 de abril de 2017
Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – Detran-PB, com o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, Conselho de Trânsito do Estado, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Departamento de Estradas e Rodagem – DER e outros órgãos parceiros, inicia em maio uma série de atividades educativas voltadas para o trânsito na Paraíba.

Trata-se da chamada “Agenda Integrada – Educação Para o Trânsito 2017”, que foi elaborada pela PROEX e órgãos parceiros a pedido do Detran. A ação foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira (19) pelo pró-reitor de Extensão, professor José Pereira da Silva, aos órgãos envolvidos na iniciativa. Construída desde o dia 18 de janeiro deste ano, a Agenda Integrada será lançada no dia 2 de maio em solenidade a ser realizada em João Pessoa, abrindo a campanha “Maio Amarelo” em todo o Estado.

A reunião, realizada no Salão Azul do prédio da Administração Central, contou com a presença de representantes do Detran, da Companhia do Batalhão de Policiamento de Trânsito (3ª CPTran), Secretaria Estadual de Educação e professores da Instituição. Durante o lançamento, professor Pereira fez uma explanação geral das atividades educativas que serão realizadas ao longo do ano em todos os polos em que a UEPB tem câmpus na Paraíba.

A ideia é realizar ações pontuais e integradas voltadas para um trânsito seguro, tentando com isso diminuir as estatísticas dos acidentes que ainda matam e deixam feridos muitos paraibanos nas estradas que cortam o Estado. “Planejamos ações para serem desenvolvidas na área de educação para o trânsito na Paraíba ao longo de todo o ano”, frisou José Pereira, ressaltando que todas as ações visam conscientizar as pessoas para a construção de trânsito mais responsável e humanizado.

O pró-reitor destacou a importância de pensar o tema da educação no trânsito de maneira estratégica e integrada. Para ele, as ações a serem desenvolvidas até dezembro podem mudar os números e construir novos rumos para o trânsito do Estado, colaborando na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A Agenda Integrada começa com a campanha “Maio Amarelo”, que consiste em um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. Na Paraíba, a campanha contará com panfletagem, visitas a escolas e outras ações voltadas para a conscientização do trânsito na tentativa de diminuir o número de acidentes.

Após essa campanha, as atividades da Agenda Integrada prosseguem em junho, quando haverá um trabalho de conscientização junto aos motoristas, mostrando a importância de como dirigir corretamente, sempre procurando seguir a legislação. Em julho haverá uma ação específica sobre o Dia do Motorista e para o mês de agosto estão previstas ações de conscientização sobre o Dia do Pedestre. “Todas as ações estão voltadas para educar as pessoas, desde as crianças até os adultos”, salientou o pró-reitor.

Além do professor José Pereira, participaram da reunião a assessora técnica da PROEX, Iara Trajano; a professora Adalgisa Rasia; a professora Rochane Vilarim, pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD); o capitão Velez, que representou o comandante da CPTran, capitão Ralisson Andrade; Carla Jaciara, representante da Secretaria Estadual de Educação; Poliana Gomes Figueiredo, representante do Detran; a professora Izabelle Marie Trindade Bezerra, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); além dos professores Jairo Bezerra (Câmpus de Catolé do Rocha), Adriano Vital (Câmpus de Patos) e Adeilson Tavares (Câmpus de Monteiro).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Giuliana Rodrigues