PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Projetos do Câmpus II da UEPB desenvolvem ações educativas e sociais na Feira Literária de Campina Grande

6 de dezembro de 2018

Dentro das atividades da Feira Literária de Campina Grande (FLIC), dois projetos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveram ações que buscaram combater o uso de agrotóxicos no campo e na cidade, bem como garantir o bem-estar animal. As atividades foram realizadas no dia 2 de dezembro, no Parque da Criança, quando crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam o local receberam informações e interagiram com os projetos.

A professora Shirleyde Santos, do Câmpus de Lagoa Seca, coordenou as ações do projeto “Ações educativas contra o uso de agrotóxicos no campo e na cidade”, vinculado ao Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA). Já a professora Camila Firmino, também do Câmpus II, esteve à frente dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto “Bem-estar animal”. Todas as atividades contou ainda com a participação de alunos bolsistas das iniciativas.

Uma “árvore das denúncias” chamou a atenção do público com imagens que mostravam o impacto causado na saúde do ser humano e ao meio ambiente devido o uso de agrotóxicos. Com a árvore, a equipe divulgou a “Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida”, que esclarece agricultores e a população em geral sobre os riscos desses produtos químicos. Com relação aos animais, as atividades envolveram especialmente crianças, que receberam informações sobre a guarda responsável e o respeito aos animais.

Diversos materiais educativos, como cordeis, marcadores de livros, adesivos e revistas, foram distribuídos pelas equipes dos projetos extensionistas da UEPB. Segundo as coordenadoras, os resultados foram muito positivos, uma vez que houve grande visitação do público e foi possível perceber uma forte sensibilização da população com os temas abordados. A ideia das professoras Shirleyde e Camila é realizar, em breve, novas ações no Parque da Criança para difundir os trabalhos dos projetos e envolver cada vez mais pessoas nos debates sobre saúde e meio ambiente.

Texto: Tatiana Brandão