PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Cursinho Pró-Enem chega a 15 anos de atuação superando marca de mais de 16 mil alunos matriculados

17 de Fevereiro de 2017

Clique para exibir o slide.

Chegar à universidade é uma grande conquista para jovens e adultos que enxergam no ensino superior a chance de ter uma profissão e de ascender socialmente. Mas para chegar até lá é preciso dedicação e também oportunidade para superar esses desafios. E um instrumento que ao longo de 15 anos vem contribuindo para a conquista dessas pessoas é o cursinho preparatório Pró-Enem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que até este ano já matriculou mais de 16 mil alunos e serviu como complementação para a formação de mais de mil graduandos dos cursos de licenciatura da UEPB que atuam como monitores das turmas.

Coordenador do Pró-Enem desde 2013, o professor Faustino Moura Neto destaca que a atuação do programa abrange tanto as ações extensionistas, uma vez que ele está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, como também corresponde às missões empregadas dentro da Graduação da UEPB, que é o aperfeiçoamento na formação dos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura oferecidos pela Instituição. “É um programa que atende a população de uma forma ampla e democrática. Somos uma referência na preparação para o Enem em toda a região, além de possibilitar a experiência em sala de aula para nossos graduandos”, afirma.

Apesar de oferecer inicialmente, a cada ano, 600 vagas para a matrícula dos alunos, o Pró-Enem, pela rotatividade de matriculados, facilmente supera a marca de mil estudantes que passam por ano pelo cursinho. “Para esse ano de 2017 nós matriculamos 600 estudantes que já iniciaram suas aulas. Entretanto,  temos uma lista de espera que supera a quantidade de 300 pessoas esperando vaga por desistência. Se por um lado alguns estudantes acabam desistindo do curso, por outro lado nós preenchemos rapidamente essa lacuna, o que garante o funcionamento de todas as turmas com sua quantidade máxima de alunos”, frisa professor Faustino.

As aulas do Pró-Enem acontecem no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB com turmas as terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, e também aos sábados, das 8h às 12h. Selecionado como monitor há três anos, o aluno concluinte do curso de História, Alex Pereira da Silva, afirmou que durante esse tempo ministrando aulas entendeu a função social que o programa oferece, por dar oportunidade a jovens que em muitos casos não têm condições de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio pagando um cursinho particular, mas que conseguem ingressar na Universidade após passarem pelo Pró-Enem.

“Esse é um programa que normalmente oferece oportunidade e proporciona integração social aos alunos que estudam aqui. A Universidade tem essa função social também e a UEPB realiza isso com muito sucesso. Todos os monitores se dedicam muito em trazer o melhor para a sala de aula. Nós aprofundamos nossos conhecimentos para chegar aqui e ministrar uma aula de qualidade. Já encontrei vários ex-alunos do Pró-Enem na Universidade e isso é muito gratificante para todos nós”, destaca Alex.

Passaporte para o ensino superior

Para reunir 600 jovens e adultos e coordenar cerca de 100 monitores, professor Faustino aponta que a integração entre a equipe é fundamental, uma vez que todos fazem parte da vida acadêmica da UEPB. “Como os monitores são concluintes da UEPB, eles entendem bem como funciona nossa programação de trabalho. Dos 100 que selecionamos esse ano, 40 são bolsistas, o que oferece um estímulo a mais para a preparação das aulas. Atender esse universo de pessoas que estão buscando ingressar na Universidade não é uma tarefa fácil, mas todos fazem com muita dedicação”, afirmou o coordenador.

Uma das alunas que já havia ouvido falar do cursinho e que realizou sua matrícula para se preparar melhor para o Enem foi a jovem Bianca Eveline, 19 anos, moradora do bairro das Malvinas, em Campina Grande. Ela contou que seu primo a apresentou o cursinho e ela não pensou duas vezes em fazer a matrícula para seguir atrás do seu sonho que é se tornar estudante da UEPB.

“Conclui o Ensino Médio no ano passado, mas não me preparei bem para o Enem. Fiz mais como experiência. Mas quando consegui minha matrícula no Pró-Enem decidi correr atrás desse meu sonho que é fazer parte da UEPB como aluna. Sei da qualidade dos professores e da oportunidade que estou tendo em estudar o ano inteiro de graça, recebendo material didático e com a responsabilidade de fazer minha parte. Espero que ao final do ano meu esforço seja recompensado”, projetou a aluna.

Para ter mais informações sobre o Programa Pró-Enem da Universidade Estadual da Paraíba, basta ligar para o telefone (83) 3344-5314 ou se dirigir até o Centro de Ciências Jurídicas, na Rua Salvino de Figueiredo, Centro, Campina Grande, nos dias de aulas e procurar a coordenação do curso.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti