PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Procura por cursinho da UEPB supera expectativas e vagas são preenchidas no primeiro dia de inscrições

9 de fevereiro de 2018

O cursinho preparatório Pró-Enem, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), encerrou na tarde desta quinta-feira (8) as inscrições para formação de novas turmas para o ano de 2018, visando a preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no segundo semestre deste ano.

No primeiro dia de inscrições, na quarta-feira (7), a procura foi além das expectativas e os estudantes interessados em garantir uma vaga no cursinho formaram longas filas, preenchendo rapidamente as 700 vagas disponíveis. Segundo o professor Faustino Moura Neto, que coordena o Pró-Enem desde 2013, a procura este ano esteve acima do esperado.

O cursinho é destinado aos alunos que concluíram ou que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública estadual e que tenham o objetivo de se preparar para o Enem. As inscrições foram realizadas no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB. Os interessados preencheram formulário padrão, indicando a opção de turno em que pretendem estudar, bem como a opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Das 700 vagas, 300 são para o turno da tarde, de segunda a quinta-feira, e 400 vagas para o sábado, no turno da manhã. As aulas terão início no dia 27 de fevereiro, às 14h, para os alunos matriculados no turno da tarde e no dia 24 de fevereiro, às 7h45, para alunos matriculados aos sábados.

Uma história com resultados

O Pró-Enem UEPB existe há 16 anos e vem servindo como complementação para a formação de mais de mil graduandos dos cursos de licenciatura da instituição, que atuam como monitores das turmas. Professor Faustino Moura Neto destaca que a atuação do programa abrange tanto as ações extensionistas – uma vez que ele está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – como também corresponde às missões empregadas dentro da Graduação da UEPB, que é o aperfeiçoamento na formação dos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura oferecidos pela Instituição.

“O cursinho sempre teve grande procura. Seu impacto social. Este é um programa que atende a população de uma forma ampla e democrática. Somos uma referência na preparação para o Enem em toda a região, além de possibilitar a experiência em sala de aula para nossos graduandos”, ressalta o coordenador.

Pela rotatividade de estudantes que normalmente ocorre, os organizadores continuaram a registrar as inscrições nesta quinta-feira, com a finalidade de cadastro de reservas, caso abram vagas por desistências. “O fato de ser um programa público, gratuito, com horários convenientes para os que trabalham ou moram fora de Campina Grande, com professores e material didático de qualidade, atrai muitos alunos”, frisa professor Faustino.

O programa tem caráter de gratuidade garantido. O corpo de monitores que ministram aulas no Pró-Enem é constituído prioritariamente por alunos e ex-alunos dos cursos de licenciaturas da UEPB e, excepcionalmente, por alunos de outras Instituições de Ensino Superior.