PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Pró-reitorias e Centros Acadêmicos da UEPB definem atividades para evento de acolhida dos alunos novatos

13 de março de 2020

Como forma de acolher os novos alunos do período letivo 2020.1, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), realizará uma série de atividades no próximo dia 26 de março. A “calourada” acontecerá no Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocogó, nos turnos da manhã e tarde. O evento, que substitui os antigos trotes, será marcado por atividades esportivas, apresentações culturais e informações indispensáveis para a vida acadêmica do estudante.

Para preparar a atividade, os representantes das pró-reitorias envolvidas e de 14 Centros Acadêmicos (CAs) se reuniram, nesta quinta-feira (12), no Salão Amarelo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), localizado no 2º Andar do Prédio Administrativo, e definiram as comissões que atuarão na logística e estruturação do evento. Inicialmente, eles apresentaram a programação e ouviram sugestões dos membros dos CAs. Para a parte da manhã, estão programadas as atividades esportivas, enquanto à noite haverá apresentações culturais com artistas locais, em um palco a ser montado no DEF.

Presente na reunião, a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, lembrou que nos últimos anos a UEPB tem procurado, a cada começo de semestre, criar um clima acolhedor e agradável para os “feras” que chegam na Instituição com muitos sonhos e em busca da formação profissional. Núbia disse que o diferencial da programação deste ano será a participação dos estudantes veteranos na organização e realização das atividades. “Como é um evento destinado a estudantes, nada melhor do que envolver os estudantes veteranos na iniciativa. Vamos fazer uma grande acolhida aos novatos. Estamos trabalhando para fazer um evento a altura dos calouros da UEPB”, observou.

A professora adiantou que vai aproveitar o evento para fazer uma apresentação dos principais programas de assistência estudantil existentes na UEPB, o que também será feito pelas demais pró-reitorias em relação às ações que cada uma desenvolve, voltadas ao público estudantil. O coordenador de Esportes e Lazer da Instituição, professor Eugênio Eloi, frisou que o evento será uma junção de todas as pró-reitorias e coordenações da Universidade. Na oportunidade, a COEL vai oferecer algumas atividades como dança, rapel, slackline, competições de basquete e outras modalidades.

Professor Eugênio fará uma apresentação dos projetos desenvolvidos pela COEL que visam incentivar a prática de esportes no âmbito da UEPB, a exemplo da Série B do Campeonato de Futsal e os jogos estudantis que acontecerão este ano. Representante do Centro Acadêmico de História, Lucas Trato elogiou a iniciativa de envolver os estudantes na montagem do evento de acolhida. “É uma iniciativa louvável, pois permite aos Centros Acadêmicos sugerir e atuar em toda logística do evento”, frisou.

Texto: Severino Lopes