PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Parceria entre UEPB e STTP promove ações de educação para o trânsito em escolas municipais de Campina Grande

8 de maio de 2019

Uma parceria que já vem dando certo desde o ano passado, continua multiplicando as ações pedagógicas em questões relacionadas à educação para o trânsito. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, seguem realizando atividades nas escolas do município, promovendo a formação cidadã consciente dos alunos e potencializando o alcance didático dos professores.

Durante os dias 24 e 30 de abril, instrutores e examinadores de trânsito do quadro da UEPB visitaram escolas municipais de Ensino Fundamental dos bairros Centenário e Sandra Cavalcante para a realização de palestra alusiva às ações educativas e formação de educadores e cidadãos éticos, capazes de serem multiplicadores no contexto em que atuam como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.

No dia 24, o tema da abordagem foi “Trânsito é vida”, enquanto no dia 30 a discussão foi centrada no tema “Segurança do Pedestre”. Além dessas duas atividades, essa ação conjunta entre UEPB e STTP também realizará uma blitz educativa no bairro Centenário, no dia 17 de maio, com os alunos da escola atendida naquela região. Nessa abordagem, os participantes alertarão tanto motoristas como pedestres sobre a necessidade de promover a gentileza no trânsito. Já no mês de junho, em data ainda a ser confirmada, será a vez dessa mesma ação educativa acontecer no conjunto Sandra Cavalcante, no bairro do Catolé.

Na última terça-feira (7), a ação educativa aconteceu no bairro Major Veneziano, nos turnos manhã e tarde, com os alunos da Escola Municipal Maria das Vitórias. São temas abordados nessas ações: “A dignidade da pessoa humana”, “Direitos Humanos”, “Valores e atitudes fundamentais para o convívio social-democrático”, “Mobilização das pessoas para organizar-se em torno dos problemas do trânsito”, além de “Consequências dos problemas do trânsito para a sociedade”.

Em 2018, o convênio entre UEPB e STTP atendeu 150 professores e mais de 4.500 alunos, com capacitação dos docentes, além da orientação dos alunos para uma educação para a vida, através de suas convivências diárias sendo como pedestre, usuário de ônibus ou veículos domésticos.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação PROEX