PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Núcleo de Educação e Atenção em Saúde inicia atividades de ginástica laboral com servidores da UEPB

5 de setembro de 2019

Com o objetivo de cessar a dor durante o expediente de trabalho, o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou, nesta quarta-feira (4), as atividades do projeto “Ginástica Laboral” com os servidores da Instituição inscritos na iniciativa. O projeto é voltado a minimizar incômodos físicos que persistem, desconcentram e frustram o trabalhador no exercício de suas atividades laborais.

Para amenizar esses problemas que levam o servidor a finalizar o expediente com fadiga física e mental, a ginástica laboral é a atividade física destinada aos trabalhadores. Ela é desenvolvida com intervenções entre 10 e 15 minutos, baseada em técnicas de alongamento e fortalecimento muscular, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

No projeto do NEAS, a atividade é ofertada com alongamento e fortalecimento muscular, além de massoterapia. Como resultado, espera-se a melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético, prevenção de doenças ocupacionais, redução da fadiga, do esgotamento e da monotonia. As intervenções são realizadas todas as quartas-feiras, no hall do 1º andar do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, nos turnos manhã e tarde.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Givaldo Cavalcanti