PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Experiência extensionista da UEPB é apresentada em evento que reúne instituições de ensino do Mercosul

27 de abril de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), está apresentando o resultado de suas experiências de campo, fora do ambiente de sala de aula, na 6ª Jornada de Extensão do Mercosul (JEM), na cidade de Tandil, Argentina, na Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA).

A Instituição está sendo representada pelo pró-reitor José Pereira, que participou de dois momentos no evento. Durante a Jornada, ele ministrou a palestra “Avaliação da extensão, participação discente e a possibilidade de construção de uma proposta de creditação: o caso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)” e também apresentou um artigo científico com a mesma temática, mostrando como a extensão tem contribuído para fortalecer a formação acadêmica e ainda ajudar a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas, alcançadas pelas diferentes ações nas mais diversas áreas do conhecimento.

O trabalho discute resultados da avaliação da Extensão realizada na UEPB entre os anos de 2013 e 2016. No artigo, o professor fez uma análise sobre a participação dos professores e alunos nas ações extensionistas. A partir desses dois indicadores, Pereira procurou construir teses sobre as possibilidades de creditação ou curricularização da extensão na Instituição, considerando três cotas do Edital PROBEX: 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.

Pereira mostrou que, mesmo com as adversidades, cortes de verbas e greves, a Extensão não sofreu interrupção e seguiu envolvendo professores e estudantes em diversos projetos e programas. “É possível concluir que a participação de professores em atividades de extensão na Universidade Estadual da Paraíba é significativa. Se considerarmos uma média desta participação, vamos ter mais ou menos 819 docentes envolvidos para uma realidade de cerca de 1.350 professores na Instituição”, destacou.

Com relação à participação discente, a realidade é bem diferente. Conforme dados do pró-reitor, a média de alunos participando de atividades extensionistas é de 2.651 alunos. Esse número corresponde a um percentual de 15,5% de participação discente, considerando que a UEPB tem mais de 17 mil alunos matriculados nos cursos de graduação.

A 6ª “Jornada de Extension Del Mercosul” está organizada sobre três eixos temáticos: conceituação em extensão, prática extensionista e gestão da extensão. O evento busca acrescentar a massa crítica de atores vinculados à extensão universitária como sinônimo de compromisso universitário com a sociedade, estimulando o trabalho conjunto e coordenado com os distintos atores governamentais, sociais, produtivos, educativos, científicos e culturais dos países-irmãos do Sul.

Texto: Severino Lopes