Dúvidas Frequentes

    • O que é necessário para cadastrar um programa/projeto de extensão ao longo da cota?

É necessário enviar cópia do projeto, juntamente com a Ficha de Cadastro de Ações Extensionistas e a aprovação do projeto em ata departamental ou ad referendum. O modelo da Ficha de Cadastro de Ações Extensionistas está na página da PROEX, na aba PROBEX.

 

    • É necessário enviar cursos e eventos para serem cadastrados?

Se o curso ou evento estiver previsto no projeto não é necessário. Caso não seja vinculado a algum projeto ou não esteja expressamente previsto nele é necessário que a ação seja enviada para cadastro, seguindo o mesmo protocolo do cadastro de programas e projetos, e só assim serão emitidos os certificados.

    • Quantos alunos podem participar das ações de extensão?

No geral, podem participar 1 aluno bolsista e até 10 alunos voluntários.

 

    • Os projetos podem ter mais de um coordenador?

Não, cada projeto pode possuir apenas um coordenador, e pode contar com o auxílio de colaboradores, que podem ser professores, técnicos administrativos e/ou profissionais externos.

 

    • O que fazer quando um projeto não conseguir ser executado ou for interrompido?

O coordenador deve nos enviar um e-mail, informando e justificando o cancelamento do projeto ou o motivo de ter sido interrompido, para que possamos atualizar nosso banco de dados e o mesmo fique sem pendências para que possa concorrer ao próximo edital.

    • O que fazer quando houver mudança de coordenação de um programa/projeto?

O coordenador atual deve nos enviar um documento por e-mail informando a qual é o projeto, o nome e matrícula do novo coordenador que assumirá e a partir de que data ocorreu/ocorrerá a mudança.

    • Como obter um certificado de participação em um Projeto/Programa de Extensão?

Para obter certificados e declarações, é necessário que o(a) coordenador(a) do Projeto ou Programa de Extensão envie para o e-mail proex@setor.uepb.edu.br o requerimento para emissão de documentos devidamente preenchido e assinado(https://proreitorias.uepb.edu.br/proex/download/documentos/REQUERIMENTO-PARA-CONCESSAO-DE-DOCUMENTOS.doc), informando todos os dados que devem constar nos certificados e/ou declarações. A partir dessa solicitação, a equipe PROEX procederá à emissão dos documentos comprobatórios, que serão enviados ao solicitante em formato digital.

    • Quem pode solicitar certificados ou declarações à PROEX?

Conforme preconiza o art. 15° da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/0156/2016, que aprova o Regimento da Extensão da UEPB, compete aos coordenadores das ações de Extensão solicitar à PROEX a emissão dos documentos comprobatórios. Dessa forma, não há a possibilidade do(a) discente extensionista requisitar a emissão de documentos diretamente à PROEX, devendo, no entanto, solicitar ao(à) coordenador(a) que assim o faça.

Caso o(a) coordenador(a) não integre mais o quadro de pessoal da UEPB (em razão de falecimento, aposentadoria ou exoneração), o procedimento indica que o requerimento seja enviado pela Chefia de Departamento ao qual pertencia o docente.

    • É possível obter certificação relativa às demais ações de Extensão, como eventos e cursos?

Sim. A Pró-Reitoria de Extensão, através do seu setor de emissão de documentos, emite certificados relativos a todas as modalidades de ações extensionistas da UEPB, quais sejam: Programas, Projetos, Cursos e Eventos. Para tanto, é necessário que as ações extensionistas estejam devidamente cadastradas na PROEX.

Caso o Curso e o Evento não sejam vinculados, ou seja, não estejam previstos no calendário anual de atividades de nenhum Projeto ou Programa de Extensão, o(a) coordenadora(a) da ação deve proceder à formalização do cadastro, enviando à PROEX:

1. Ficha de Cadastro de Ações Extensionistas (https://proreitorias.uepb.edu.br/proex/download/documentos/FICHA-DE-CADASTRO-DE-ACOES-EXTENSIONISTAS.doc);

2. Comprovante de aprovação do Curso/Evento em reunião departamental (ou através de ad referendum da Chefia).

    • Quais dados devem constar na solicitação de certificados?

O requerimento para emissão de documentos (https://proreitorias.uepb.edu.br/proex/download/documentos/REQUERIMENTO-PARA-CONCESSAO-DE-DOCUMENTOS.doc) deve ser preenchido com todas as informações necessárias à elaboração dos certificados/declarações, quais sejam:

1. Nome completo dos participantes;

2. Período de atuação;

3. Função:

– Em caso de Projetos/Programas: coordenador(a), colaborador(a), aluno(a) extensionista bolsista, aluno(a) extensionista voluntário(a).

– Em caso de Curso/Evento: organizador(a), palestrante, cursista, ouvinte;

4. Carga horária total.

    • Qual a carga horária anual a que faz jus o(a) aluno(a) extensionista?

O art. 10, IV, do Regimento da Extensão da UEPB prescreve que a “carga-horária semanal de atividades do discente não poderá ultrapassar as 12 horas semanais”. Dessa forma, compete ao(à) coordenador(a) do Projeto/Programa informar a carga horária total de dedicação à atividade extensionista devida a cada aluno(a), seja bolsista ou voluntário(a), respeitando o limite de 624 horas anuais (período de uma cota).