PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Curso de Odontologia do Câmpus I inicia atividades do projeto “Ações de Promoção da Saúde na Sala de Espera”

1 de abril de 2019

Alunos e professores do Curso de Odontologia do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciaram na última quinta-feira, 28 de março, as atividades do projeto de extensão “Ações de Promoção da Saúde na Sala de Espera”, coordenado pela professora Andreza Cristina de Lima Targino Massoni. A primeira ação da iniciativa foi realizada na Clínica Escola de Odontologia da Instituição, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O principal objetivo do projeto é oferecer às crianças presentes na Sala de Espera da Clínica Escola de Odontologia, ações de promoção da saúde bucal e geral, estimulando o autocuidado, bem como contribuindo para o sucesso do atendimento odontológico que as mesmas estiverem aguardando.

A ação extensionista também se propõe a orientar e sensibilizar os responsáveis pelas crianças participantes, quanto ao processo de cuidado com a saúde bucal dos menores, partilhando informações a respeito das principais atitudes para a manutenção da saúde bucal das crianças, que podem ser empregadas durante o período que estas estiverem recebendo assistência em casa.

Conforme a coordenação do projeto, as atividades de Educação em Saúde que fazem parte do Núcleo da Promoção da Saúde incluem rodas de conversas com as crianças, pais e responsáveis, teatro de fantoches, oficinas e jogos. Estas atividades são realizadas de forma lúdica e com uma linguagem acessível.

“Ações de Promoção da Saúde na Sala de Espera” surgiu a partir da observação da necessidade de transformar a Sala de Espera da Clínica Escola de Odontologia em um ambiente acolhedor para o usuário infantil, estimulando a busca pelo autocuidado e pela cidadania, bem como sensibilizando os responsáveis pelas crianças quanto aos cuidados com a saúde.

Os acadêmicos extensionistas seguem a filosofia da orientação e motivação das crianças, buscando a modificação do comportamento dos pequenos frente aos problemas de saúde bucal, de forma a estimular a adoção de hábitos adequados de higiene, na perspectiva da prevenção da cárie dentária, da doença periodontal e da melhoria da qualidade de vida destes.

Texto e fotos: Coordenação do projeto extensionista