PROEX

PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Cadastro de alunos e professores em gincana do Projeto Zikamob se encerra dia 30 de maio

28 de maio de 2019

O cadastramento para os estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande para participação da gincana do Projeto Zikamob, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será encerrado na próxima quinta-feira (30). O registro dos participantes é feito pelos gestores das unidades participantes por meio do uso do portal do projeto (zikamob.org). Todos os alunos participantes devem preencher a ficha de inscrição com autorização dos pais ou responsáveis.

A Gincana do Zikamob consiste em uma competição entre as escolas para engajar mais pessoas em atividades de prevenção das arboviroses. Por meio do portal, os estudantes terão acesso às missões que consistem em vídeos curtos ensinando algumas ações de prevenção a exemplo de como realizar a separação de material reciclável para doação aos catadores de material reciclado, a fim de reduzir os criadouros de mosquitos na cidade. Ou, ainda, como utilizar o aplicativo Cataki, que permite o contato com esses trabalhadores para doação de recicláveis. Os estudantes devem produzir vídeos criativos que serão premiados ao final da competição.

O público poderá interagir curtindo os vídeos mais criativos produzidos pelos estudantes por meio da página pública do projeto Zikamob no Facebook. Os professores participantes do projeto receberão certificados de curso de extensão de 40 horas/aula ou 80 horas/aula, a depender das atividades que desempenharem no projeto. Os docentes interessados devem fazer contato com a direção da escola para solicitar o seu cadastramento na plataforma do Zikamob.

O Projeto Zikamob é desenvolvido por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB, coordenado pela professora Silvana Santos, e pesquisadores da área de Ensino de Ciências da Universidade Estadual da Paraíba, em colaboração com pesquisadores do Reino Unido e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Conselho Britânico.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta acessar o portal zikamob.org e ver o vídeo de apresentação da proposta, ou ainda seguir a página do projeto no Facebook.