Apresentação

A Universidade Estadual da Paraíba respaldada no art. 207 da Constituição Federal de 1988, contempla o princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “A política Nacional de Extensão é pactuada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), reunidas no FORPROEX, tendo como documento referencial o Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999. O Plano estabelece o seguinte.”(CORRÊA, 2007, 17).
EXTENSÃO: “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e cientifico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.” (CORRÊA, 2007, 17).
Dentro desta perspectiva, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB, desenvolve:
•    Programas
•    Projetos
•    Cursos de Extensão
•    Eventos
•    Prestação de Serviços
I – Programa: Um conjunto articulado de Projetos e outras Ações de Extensão (Cursos, Eventos, e Prestação de Serviço), preferencialmente integrados ao ensino e a pesquisa, e essencialmente caracterizando-se pela articulação de diferentes departamentos e/ou diferentes centros. Tem o caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
II – Projeto: “Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, cientifico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado”.
Número de Projetos cadastrados:
Número de Projetos contemplados com Bolsas do PROBEX: 257 projetos
III- Curso: Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos”.
IV- Evento: “Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela especifica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, cientifico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade”
V- Prestação de Serviço: “Realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem”.
Proposta de sistematização da Extensão segundo o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão: Áreas Temáticas e Linhas Temáticas
 
Pró-Reitora:
Profa. Dra. Maria do socorro  Barbosa e Silva
Pró-Reitora Adjunta:
Profa. Dra. Dauci Pinheiro Rodrigues
Endereço:
Rua Baraúnas, 351 – Andar  III  – Salas 322 e 323 – Complexo Administrativo – Bairro Universitário – Campus I
CEP: 58429-500 – Campina Grande – PB.
Telefones para contato da Pró-Reitoria:
Pró-Reitora:  (83) 3315-3403
Pró-Reitoria adjunta:  (83) 3315-3402
Secretaria: (83) 3315-3401
Assistentes Técnicos: (83) 3315-3400
E-mail: proex@setor.uepb.edu.br