PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Ações de saúde, estética e lazer marcam comemorações do Dia Internacional da Mulher na UEPB

8 de março de 2018

Música, poesia, flores, sorteio de brindes e serviços gratuitos para enaltecer a beleza e cuidar da saúde feminina. O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8) não passou despercebido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As mulheres que tem dado significativa contribuição à Instituição e que estão presentes em todos os setores mostrando seu potencial, capacidade e garra, foram homenageadas de forma especial pelas pró-reitorias da Universidade.

As atividades em homenagem às mulheres que fazem parte da história da UEPB foram organizadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através dos setores de Serviço Social e Saúde do Trabalhador, pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT). Mais que entregar uma rosa e expressar os votos de parabéns às mulheres pelo transcurso do seu dia, a Instituição optou em realizar uma série de ações como oferta de serviços gratuitos, durante toda a manhã.

Na abertura do evento, a professora Célia Regina Diniz, pró-reitora de Gestão de Pessoas, parabenizou as mulheres pela data, especialmente as professoras, técnicas e estudantes da UEPB, e enfatizou que o 8 de Março é um dia de celebração pelas conquistas obtidas ao longo da história, mas também um momento de reflexão em torno da luta pela igualdade de direitos. Célia enfatizou que as mulheres se confundem com a história da UEPB e contribuem para o desenvolvimento da Instituição. “Quero parabenizar essas mulheres guerreiras, lutadoras e desbravadoras. Minha mensagem é para que continuemos na luta pela igualdade dos direitos trabalhistas, econômicos, sociais e políticos”, destacou.

O reitor Rangel Junior também participou das homenagens. Ele enalteceu o papel da mulher na sociedade e destacou a importância da luta das mulheres e dos homens pela emancipação e garantia de direitos iguais. “Nesse dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, eu gostaria de deixar uma mensagem muito mais de força, de coragem e de motivação, para que todas as mulheres que compõem a nossa Universidade, indistintamente, compreendam seu papel fundamental na sociedade”, salientou. Rangel enfatizou que a sociedade, ainda eminentemente machista, precisa construir uma luta de mulheres e de homens que assegurem os direitos iguais para todos. Ele também agradeceu a todas as mulheres que no cotidiano tem contribuído para que a UEPB alcance êxito e resultados positivos em todos os seus projetos e iniciativas.

A pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres, destacou o papel da mulher nas lutas travadas contra todo o tipo de violência, a histórica cultura de desigualdade e as resistências que ainda enfrentam em uma sociedade machista. Ela ressaltou que a UEPB é um espaço privilegiado para se discutir esses temas e enfatizou a política da gestão da Instituição de reconhecer e valorizar a mulher, ocupando cargos relevantes em várias pró-reitorias. “Hoje temos uma Reitoria que, sem dúvida, valoriza e assegura a ampla participação política das mulheres nas inúmeras funções da Universidade. Isso é uma prática de respeito e reconhecimento. Mas nos resta transformar essa, que é uma política de gestão, em uma visão institucional, para que a frente não sejamos surpreendidos com retrocesso e continuemos plural e democrática”, observou Marina.

O cordelista e servidor técnico administrativo Josenildo Maria Lima prestou homenagem às mulheres em forma de poema, enquanto o grupo de músicos do Acauã da Serra aninou o evento cantando e tocando músicas regionais. O Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB) sorteou alguns brindes entre as servidoras associadas. O presidente da entidade, Fernando Borges, destacou a importância do 8 de Março e enalteceu a política da Administração Central da UEPB em reconhecer e valorizar as mulheres.

Após os discursos, poemas e sorteio de brindes, foi oferecido um café da manhã, no hall do Prédio da Administração Central para todas as servidoras. Paralelamente às homenagens foram ofertados diversos serviços, como os prestados pelo Laboratório Itinerante (LABIT), programa multidisciplinar de Extensão da UEPB, que levou para o evento as equipes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Psicologia. Elas realizaram aferição de pressão arterial e frequência cardíaca, verificaram a oximetria, prestaram informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, fizeram testes rápidos de HIV/AIDS. Também foram feitas medições do nível de massa corporal, além de atividades relacionadas à orientação postural e circunferência abdominal. O serviço de plantão de Escuta Psicológica também participou das atividades.

O Centro Municipal de Referência de Atendimento a Mulher Professora Ana Luiza Mendes Leite e a CREDUNI também participaram das atividades fornecendo orientações e informações preventivas. Foram ofertados ainda serviços de estética e beleza, como aulas de auto maquiagem e procedimentos de cuidado com a pele.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti