PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

2º Seminário de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba divulga programação completa

2 de maio de 2018

Nos dias 9 e 10 de maio, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai discutir a extensão universitária e a crise política brasileira, através da realização do 2º Seminário de Extensão (SEMEX) da Instituição, que terá suas atividades concentradas na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. A coordenação geral do evento divulgou a programação completa do Seminário, que reunirá estudantes, professores e pesquisadores em palestras, mesas redondas, mostras, minicursos, comunicações orais em rodas de conversa, oficinas, apresentação de pôster em mídia digital de todos os projetos e programas inscritos no SEMEX e apresentações culturais.

Com áreas temáticas voltadas para “Comunicação”, “Cultura”, “Direitos Humanos e Justiça”, “Educação”, “Meio Ambiente”, “Saúde”, “Tecnologia e Produção” e “Trabalho”, o 2º SEMEX será aberto na manhã do dia 9, às 9h, no Auditório I, com a palestra “Extensão universitária e a crise política brasileira: escolas, caminhos e re-ações”, a ser ministrada pelo professor Daniel Pansarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

Envolvem a programação, ainda, comunicação oral em roda de conversa, onde serão socializadas experiências das ações de extensão com os coordenadores, alunos bolsistas e voluntários de projetos e programas. Os minicursos e oficinas abordarão assuntos como “Elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos”, “Ciclo de alfabetização”, “Educação popular e extensão universitária”, “Educação em saúde”, “Cartonera filosófica”, “O poder político/militar luso/espanhol no período colonial”, “Caminhos e perspectivas na condução do trabalho social universitário”, “Manejo agroecológico do solo”, entre outros.

No dia 10, das 8h às 17h, haverá a mostra Saberes e Fazeres, no hall da Central de Integração Acadêmica. A partir das 10h, no Auditório III, a mesa redonda “Metodologias ativas e a extensão no enfrentamento das questões sociais e políticas da atualidade”, contará com a participação dos professores Eymard Vasconcelos (UFPB), André Monteiro Costa (FIOCRUZ/PE) e Patrícia Cristina Aragão (UEPB).

Conforme a organização do evento, a escolha do tema central do Seminário se deu pela relevância de mostrar como, apesar de todas as dificuldades, a extensão universitária continua atuante e intervindo socialmente, podendo ser um dos caminhos viáveis para a superação dos problemas enfrentados pelo Brasil na atualidade. O SEMEX busca promover troca de experiências extensionistas e aperfeiçoar a aplicação das ações para maior impacto social, fomentando a melhoria da qualidade de vida da população.

A programação completa do 2º SEMEX, com todas as indicações de atividades, horários, locais, pode ser conferida clicando AQUI. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3401 e pelo site http://congresso.uepb.edu.br/iisemex/.

Texto: Tatiana Brandão