PROEST

PROEST

Pró-Reitoria Estudantil

Reitoria recebe membros do DCE e debate sobre alternativas para investimentos em política estudantil

28 de junho de 2017

Clique para exibir o slide.

Em prosseguimento à postura de diálogo com todos os seguimentos que compõem a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o reitor em exercício da Instituição, professor Flávio Romero Guimarães, recebeu no Gabinete da Reitoria, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para uma reunião. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (28) e também contou com a participação da pró-reitora Estudantil, Núbia Nascimento, e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz.

Durante a reunião, várias questões foram debatidas, como o momento de greve dos docentes e técnicos, problemas financeiros enfrentados pela UEPB, incentivo à política estudantil e principalmente o andamento das negociações com os professores efetivos e substitutos para o retorno das aulas. Flávio Romero pontuou todos os questionamentos dos estudantes exemplificando o que tem sido feito para o entendimento de todos esses objetos.

“A Universidade passa por um momento muito difícil, mas nós sempre abrimos o diálogo com todos para que possamos superar juntos esses desafios. Como o investimento em política estudantil sai da verba do custeio, nós não podemos retirar recursos da folha de pessoal ou da verba de capital para ampliar os auxílios estudantis que oferecemos. Nós pedimos a compreensão do seguimento, mas faremos o possível para melhorar as bolsas e os auxílios que os estudantes já têm acesso, como foi feito no semestre 2016.1”, explicou.

Para que os representantes dos estudantes da UEPB tenham maior conhecimento sobre o que está ao alcance dos alunos, a Pró-Reitoria Estudantil realizará um encontro para que eles saibam como funcionam todos os editais que são oferecidos e entendam sobre o andamento das seleções para o preenchimento das vagas das bolsas ofertadas pela Instituição. “Vamos recebê-los na próxima segunda-feira (3) e explicar todo o trabalho que exercemos. Vamos ser parceiros e ainda queremos ajudá-los em outras demandas que possam aparecer”, explicou a professora Núbia Nascimento.

A coordenadora geral do DCE, Giovanna Sousa, avaliou como muito positiva a reunião, uma vez que, segundo ela, apesar de o momento não ser muito adequado para o debate acerca da ampliação da política estudantil, serviu para aproximar ainda mais os discentes da Reitoria, com o objetivo de, a partir do trabalho em conjunto, conseguir pontos positivos para os estudantes. “Sabemos que por conta das greves o momento é complicado, mas esse encontro serviu para que possamos encontrar um caminho e trabalharmos juntos para que todos os alunos sejam contemplados”, disse Giovanna.

 

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti