PROEST

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Pró-Reitoria Estudantil

Perguntas Frequentes

1 – O que é Política de Assistência Estudantil?
É o plano estratégico que busca contribuir com a permanência e êxito dos estudantes regularmente matriculados nos cursos Técnicos, de Graduação e Pós-graduação da UEPB que estejam em situação de vulnerabilidade social, através de programas assistências que têm por objetivo viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos, a partir de medidas que buscam a melhoria do desempenho acadêmico, minimização da evasão e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida.

2 – A política de Assistência Estudantil da UEPB atente quais campi?
A Assistência Estudantil da UEPB abrange todos os campi da Instituição.

3 – A quem compete a gestão da Assistência Estudantil da UEPB?
Tanto a gestão quanto a execução das Políticas de Assistência Estudantil da UEPB são de responsabilidade da Pró-reitoria Estudantil.

4 – Onde está localizada a Pró-reitoria Estudantil?
A PROEST está localizada no térreo do prédio da Administração Central da UEPB – Bairro Universitário, no Campus I – Campina Grande e funciona das 7h às 17h.

5 – Qual o perfil do estudante beneficiário dos Programas de Assistência Estudantil?
Atualmente, frente à indisponibilidade orçamentária da Instituição, os Programas de Assistência são destinados apenas a estudantes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados, cuja renda familiar não ultrapasse 3 salários mínimos, com exceção do Restaurante Universitário que a renda familiar pode chegar a 6 salários mínimos em algumas situações.

6 – O que é vulnerabilidade social?
Vulnerabilidade social é um conceito sociológico bastante amplo. Refere-se a indivíduos e familiares com perda ou fragilidade de vínculos afetivos, pertencimento e sociabilidade; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural, e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e/ou no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos ou indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.

7 – Como saber se sou estudante em situação de vulnerabilidade social?
É realizado um estudo socioeconômico da condição familiar do estudante, pela equipe psicossocial da PROEST, através de indicadores de vulnerabilidade social, como renda per capita, composição familiar, relações de parentesco e dependência econômica, situação de moradia, despesas familiares, bens patrimoniais, situação de saúde familiar (doenças crônicas e/ou pessoas com deficiência) etc. Para tanto, o estudante deve entregar a documentação solicitada no edital e que seja condizente com a realidade familiar.

8 – Quais os Programas de assistência disponibilizados pela UEPB?
No momento, são disponibilizados os Programas de Moradias Universitárias; Restaurante Universitário; Bolsa Manutenção; Bolsa Manutenção Parcial, Bolsa Transporte; Ajuda de Custo para participação em Eventos; Transporte para participação em Eventos/aula de campo; Tutoria Especial; Intérprete de Libras; Empréstimo de Instrumentais Odontológicos e Acompanhamento Psicossocial.

9 – A quem são destinados os Programas de Tutoria Especial e Intérprete de Libras?
Os Programas de Tutoria Especial e Interprete de Libras são disponibilizados pela UEPB a todos os estudantes que precisam de acompanhamento especial por apresentarem algum tipo de deficiência que demande tal atendimento.

10 – Quanto ao acompanhamento Psicossocial, qual sua finalidade?
Prestar um serviço de apoio e orientação aos estudantes de todos os campi da UEPB frente às suas demandas psicológicas, sociais, educacionais e familiares. Para ser atendido o interessado deve entrar em contato com a PROEST e realizar agendamento.

11 – Quem pode solicitar Ajuda de Custo para participação em Eventos?
Com a disponibilização desse auxílio, a UEPB busca incentivar a participação do corpo discente da Instituição em eventos acadêmicos, científicos e culturais, contribuindo para o enriquecimento intelectual do estudante. Dessa forma, todos os estudantes têm direito ao beneficio.

12 –  Qual a assistência prestada aos estudantes advindos de outras cidades?
As Políticas de assistência estudantil desenvolvidas pela UEPB têm atenção especial àqueles estudantes advindos de municípios distintos de onde é situado o campus no qual estudam, por entender o maior grau de dificuldade enfrentada por estes na permanência no meio acadêmico. A estes, são destinados os Programas de Bolsa Manutenção, Moradias Universitárias (campus I), Bolsa Transporte e Restaurante Universitário (campus I, II e IV).

13 – Sou da cidade onde é situado o campus que estudo, também tenho direito a algum benefício?
Sim. A UEPB também disponibiliza Programas de auxílio para os estudantes em situação de vulnerabilidade social que residem, junto com seu núcleo familiar, na cidade onde é situado o campus, como o Programa de Bolsa Manutenção Parcial e o Restaurante Universitário.

14 – Como posso me inscrever?
O estudante postulante aos Programas de Assistência: Bolsa Manutenção, Manutenção Parcial, Restaurante Universitário e Moradias Universitárias deve acompanhar a publicação dos editais na página da Instituição e procurar a PROEST, no caso do campus I, ou a direção do centro onde estuda, no caso dos demais campi, no período estabelecido para inscrições, munido da documentação constante no edital; Para solicitação de Ajuda de Custo referente à participação em eventos, o estudante deve apresentar a documentação necessária (disponível nesta página) na coordenação de seu curso a qualquer momento.

15 – Quando são abertos os processos seletivos para os Programas de Assistência?
Os editais para os processos seletivos são publicados no início de cada período letivo, mediante a existência de vagas e recursos financeiros.

16 – Qual a documentação necessária para concorrer aos auxílios estudantis?
O estudante que deseja concorrer a um dos programas de assistência estudantil deve apresentar, no período designado para inscrição, o formulário disponibilizado em cada edital devidamente preenchido, bem como cópia de documentos que comprovem as informações fornecidas no referido instrumento. Entre outras informações, a documentação a ser apresentada deve comprovar situação de renda familiar, moradia e composição familiar.

17 – Quais as exigências para manutenção dos auxílios?
Todos os Programas de assistência estudantil são regidos por resoluções próprias aprovadas pelo CONSUNI da UEPB, nas quais constam os deveres de cada bolsista para que o auxílio seja mantido até o termino do seu curso, como por exemplo: apresentar aproveitamento acadêmico de pelo menos 75% e estar regularmente matriculado com carga horária mínima de 12 aulas semanais. É dever do estudante estar ciente de todos os termos da referida resolução.

18 – Como recebo o auxílio financeiro?
Tento sido selecionado para os programas de assistência que disponibilizam bolsa, o estudante deve apresentar os dados bancários de conta corrente em qualquer banco ou poupança (apenas da Caixa Econômica Federal), onde serão creditados os auxílios mensais. Não sendo aceita, em hipótese alguma, conta em nome de terceiros.  No caso do Restaurante Universitário, o estudante, após ser selecionado, deverá efetivar cadastro biométrico para ter acesso a refeições diárias.

19 – Como acontece a tramitação de pagamento das bolsas?
A PROEST, mediante acompanhamento da regularidade de cada estudante bolsista, solicita mensalmente o pagamento à Reitoria e esta encaminha ao setor financeiro para que o pagamento seja realizado.

20 – Quais as datas previstas para pagamento das bolsas?
A data provável para efetivação do crédito de cada bolsa é no final de cada mês, podendo estas atrasarem por motivos diversos (recadastramento, período de matrícula…).

21 – Preciso realizar algum tipo recadastramento para manter meu benefício?
Sim. Periodicamente a Pró-reitoria Estudantil convoca os bolsistas de todos os Programas para realizarem recadastramento. Dessa forma, os beneficiários devem se manter atentos à página da PROEST para se informarem do período de recadastramento, no qual devem atualizar seus dados socioeconômicos.

22 – Sou beneficiário dos Programas de Assistência estudantil, posso concorrer às bolsas de ensino, pesquisa e extensão?
Sim. Você pode concorrer às demais bolsas de cunho acadêmico. O que o estudante não pode é acumular dois auxílios assistenciais.

23 – Ainda tenho dúvidas sobre os Programas de Assistência Estudantil. Quem Procurar?
Você deve visitar a página da PROEST, se dirigir à Pró-reitoria Estudantil ou ainda, entrar em contato através de telefone: 3315-3450/3328 ou e-mail: proest@uepb.edu.br.