PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

UEPB realiza Colação de Grau de turmas do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

12 de novembro de 2019

A manhã desta terça-feira (12) foi de comemoração para o grupo de 54 formandos do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD). O Auditório do Departamento de Psicologia ficou lotado para a cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Educação Física e Pedagogia, semestre 2018.2, do Câmpus de Campina Grande. A assembleia solene foi presidida pelo professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB.

O PARFOR tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de Educação Superior gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de Educação Básica. O ato reconheceu os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos das turmas A e B do Curso de Educação Física e de concluinte do Curso de Pedagogia. O formando responsável por realizar o juramento foi Diocélio do Nascimento.

A estudante Isabelle Lívia Barbosa Silveira de Moura foi a Oradora Oficial e relembrou a caminhada enfrentada por todos ao longo do processo de formação profissional. Segundo ela, o momento de conclusão requer, primeiramente, um agradecimento a Deus, por todos terem concluído o curso, bem como celebração, pois a educação é um sustentáculo para a transformação da sociedade. “Foram anos de dedicação. Cada formando traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira”, destacou em sua fala.

Posteriormente, falaram os professores homenageados, Álvaro Luiz de Farias e Sênio Wendel Martins Melo, que contribuíram durante o período de formação das turmas. Emocionados, os docentes compartilharam o significado do que representa ser professor, uma vez que ao longo da vida o conhecimento adquirido nunca se perde. “Eu fico muito contente em participar desse momento, uma vez que estou como professor substituto na UEPB durante 18 anos, mas essa é a primeira homenagem que recebo”, frisou professor Sênio. Álvaro Farias também agradeceu a lembrança e desejou êxito na caminhada dos formandos.

A professora Rochane Villarim, coordenadora geral do PARFOR na UEPB e pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância (PROEAD), destacou a valiosa contribuição do Plano para a Educação Básica brasileira e ressaltou os desafios enfrentados por cada formando até chegar à conclusão do curso. Ela aconselhou que todos sigam o caminho da qualificação profissional, ampliando conhecimentos na pós-graduação, e pediu que cada um honre o nome da UEPB por onde passar, uma vez que a Instituição sempre teve a preocupação de ofertar uma educação de qualidade e confia que cada profissional formado por ela será competente na função que escolheu.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, direcionou algumas palavras para os formandos e também aos familiares presentes na solenidade. Por se tratar de um momento singular, segundo destacou, este instante é carregado de significados para todos. Durante sua fala, Eli ainda apontou a missão social que a UEPB possui, por ser uma instituição pública que contribui para o desenvolvimento do Estado através de projetos de desenvolvimento econômico que respeitam a natureza, a justiça social, os direitos constitucionais e a dignidade de toda pessoa.

“Acreditamos que, assim como vocês conseguiram vencer os primeiros desafios da experiência universitária e chegaram até aqui, temos tudo para crer que vocês poderão continuar a luta, buscando ampliar a capacitação, buscando aprofundar laços fraternos, buscando plantar, regar e colher sementes de cidadania, contribuindo dessa forma para a transformação social, a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, afirmou Eli Brandão.

O grau acadêmico foi conferido ao formando Noaldo Cardoso Dias, que representou seus colegas concluintes. A professora Silvana Karla de Farias Lima foi a responsável pela conferência que confirmou a formatura desses novos profissionais que se qualificaram para continuar contribuindo no mercado de trabalho. Também participou da solenidade a professora Dóris Laurentino Nóbrega, coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Tatiana Brandão