PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

PROEAD lança segundo livro da coletânea Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares

22 de dezembro de 2016
Clique para exibir o slide.

Foi lançado na tarde desta quarta-feira (21), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) o segundo livro da coletânea “Fundamentos da Educação: Práticas pedagógicas interdisciplinares”, que tem como título “Tecnologias e Educação”. A obra, editada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) é composta por 16 artigos produzidos por professores participantes do Curso de Especialização Fundamentos da Educação de 2013/2014, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e foca esse segundo volume nas discussões sobre tecnologia que são aplicadas em sala de aula.

Organizado pelos professores Alessandro Frederico da Silveira, Eliane de Moura Silva, Morgana Lígia de Farias Freire, Paula Almeida de Castro e Valmir Pereira, o livro apresenta abordagens sobre as crianças e a cultura de consumo, Google tradutor como ferramenta pedagógica, redes sociais, tecnologias nas aulas de Educação Física, Tablet e o ensino de Geometria Plana, dentre outros. Para a professora Eliane Moura, a grande contribuição da obra é trazer as discussões sobre a relação professores e alunos com instrumentos tecnológicos.

“Esse livro é mais um ato inovador na produção do conhecimento na formação dos professores do Estado. Nós estamos entrando numa seara que ninguém nunca entrou, que é produzir pesquisa de resultados nos cursos de formação desses professores, tanto de formação inicial como de formação continuada. Isso é uma intervenção, é um trabalho que não fica só no livro, mas vai ser trabalhado na escola de Educação Básica do Estado”, explicou a professora, adiantando que o terceiro volume da coletânea vai tratar sobre educação do campo.

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, valorizou o trabalho produzido pelos alunos da Especialização, sob orientação dos professores organizadores da obra, e salientou a grandiosidade pelo compartilhamento desses conhecimentos. Segundo ele, o desafio maior da Universidade é chegar a outros lugares da sociedade e não se contentar apenas no que é vivenciado no seu espaço.

“O nosso objetivo é levar o que foi produzido até as pessoas. E nesse campo a UEPB, em sua política de produção editorial, tem sido muito eficaz e cumprido com sua proposta. Nosso desafio é esse: fazer o conhecimento chegar a outros lugares, já que estamos compartilhando conhecimento e contribuindo, no caso específico dessa obra, com as questões relacionadas às práticas de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do Estado da Paraíba”, disse o reitor.

Já o professor Alessandro Frederico apontou que o livro foi pensado para atuar em dois espaços temáticos: o primeiro com foco na tecnologia, enquanto que o segundo na inserção desses instrumentos na Educação. “Podemos dizer que estamos abrindo novas oportunidades nas salas de aula. Inicialmente pensando na tecnologia com foco nos fundamentos tecnológicos, como também na escola como espaço de inserção da mídia tecnológica nas diversas maneiras que elas devem estar presentes.

O lançamento foi prestigiado por dezenas de professores e servidores da UEPB, bem como também contou com a participação do diretor da EDUEPB, professor Luciano Nascimento; do pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade; do pró-reitor de Extensão da UEPB, José Pereira da Silva; além da pró-reitora adjunta da PROINFRA, professora Cheyenne Ribeiro.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti