PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

Cursos em Educação a Distância da Universidade Estadual da Paraíba recebem nota 4 em avaliação do MEC

20 de maio de 2019

Com cursos de graduação e pós-graduação em funcionamento, mais de 1.200 alunos matriculados e cerca de 20 professores envolvidos a cada semestre, a Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em um ranking que tem 5 como nota máxima. A avaliação foi resultado do processo de recredenciamento dos cursos EaD da Instituição, realizado recentemente por uma equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

Os avaliadores externos analisaram seis aspectos da EaD na UEPB e produziram um relatório que resultou no recredenciamento dos cursos, e, consequentemente, na elevação da nota junto ao Ministério. Foram observadas dimensões como “Análise preliminar”, “Planejamento e Avaliação Institucional”, “Desenvolvimento Institucional”, “Políticas Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura”. A pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) da UEPB, professora Eliane Moura, enfatizou que a avaliação foi diagnóstica, pois apontou os pontos fortes da EaD e indicou o que precisa ser ajustado para melhorar ainda mais a nota futuramente.

Eliane reafirmou que a Educação a Distância na UEPB está bem e totalmente institucionalizada, o que se refletiu com o recredenciamento. No trabalho que realizaram, os avaliadores levaram em conta a localização geográfica da região, o histórico da Universidade e a missão que a Instituição desenvolve em favor do desenvolvimento do Estado. Para produzir o relatório e encaminhar ao MEC uma média ponderada, os avaliadores também analisaram o trabalho que UEPB realiza na formação dos professores, tanto na perspectiva inicial como na formação continuada, com os cursos de Especialização.

A pró-reitora lembrou que o recredenciamento dos cursos observa um conjunto de ações da Universidade e não apenas os cursos em si. Professora Eliane, que também é coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), dividiu a conquista com os corpos técnico e docente, que acreditam na EaD e gostam do trabalho que realizam. “O recredenciamento significa muito para a UEPB e ratifica a obrigação da Instituição de fazer os trabalhos com qualidade na busca da nota máxima”, frisou Eliane.

Com 19 anos de existência, a EaD da UEPB conta atualmente com cursos de Administração Pública e Licenciatura em Geografia, além do curso em Gestão Pública – Tecnólogo com foco no desenvolvimento local, conveniado com 33 municípios da Paraíba, e uma Especialização em Tecnologias Digitais na Educação. Recentemente, edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a abertura de 250 vagas para a Especialização em Gestão Pública Municipal, a ser iniciada no próximo semestre.

Texto: Severino Lopes