PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

Aula de campo nos Museus Histórico e Geográfico e de Arte Popular da Paraíba

26 de outubro de 2018

No dia 28 de setembro os alunos do curso de Geografia na modalidade a distância, vinculados à Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), realizaram aula de campo nos museus Histórico e Geográfico e de Arte Popular da Paraíba, localizados na cidade de Campina Grande, PB.

A aula teve como objetivo articular teoria e prática a partir da apresentação dos dois acervos no que concerne ao espaço-tempo e a cultura do Semiárido Paraibano, enfoque do componente curricular Ciências da Natureza e Realidade, oferecido neste semestre.

No percurso realizado a pé entre os dois museus, a coordenadora do curso professora Josandra Melo fez uma abordagem sobre o espaço urbano campinense, enfocando as transformações sobre a paisagem urbana ao longo do último século a partir da lógica do capital e da especulação imobiliária.

Adicionalmente, a aula também buscou aproximar o aluno da modalidade a distância com o ambiente acadêmico, de forma a motivá-lo a se sentir integrante do ensino superior tanto quanto o aluno do presencial, uma das metas da atual coordenação de curso.

Integraram a aula 39 alunos dos polos de Campina Grande e Livramento e seus tutores, além do professor Sérgio Simplício.