PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

Alunos do Curso de Geografia da Universidade Estadual realizam aula de campo no Vale dos Dinossauros

22 de maio de 2018

No dia 19 de maio de 2018, cinquenta e dois alunos do curso de Geografia, na modalidade a distância, dos polos de Campina Grande, João Pessoa, Livramento e Pombal, realizaram aula de campo no Vale dos Dinossauros, no município de Sousa, sertão paraibano. A atividade que foi organizada pela coordenadora do curso, Josandra Araújo e pela professora do componente curricular de Geografia Física I, Valéria Raquel, contou com a participação dos tutores do curso.

O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos exemplos das formas e processos geológicos e geomorfológicos, terrenos arqueanos e proterozóicos agrupando litologias metamórficas e ígneas estudados no componente curricular. Ao longo do percurso Campina Grande – Sousa foram apresentadas morfologias associadas aos processos endógenos e exógenos de formação do relevo e inselbers, que se destacam na paisagem semiárida da depressão sertaneja.

O destino final foi o Vale dos Dinossauros, museu paleontológico, onde os estudantes puderam conhecer a bacia sedimentar do Rio do Peixe, uma das principais bacias continentais de idade cretácea do Nordeste do Brasil. O resultado da aula de campo, segundo relatos dos alunos, foi satisfatório e possibilitou a troca de conhecimentos, sendo uma oportunidade de encontro entre os professores e alunos do curso.

Todo o apoio para a realização da primeira aula de campo da atual turma do Curso de Licenciatura em Geografia (UAB/UEPB) foi dado pela Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico Educação a Distância, com suporte logístico da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).