PROEAD

PROEAD

Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância

Ações do Parfor aproximam estudantes da Universidade Estadual da prática pedagógica em Catolé do Rocha

19 de outubro de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como parte das atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, alunas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), oriundas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Capes), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), apresentaram na manhã de terça-feira (17), no município de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, o projeto de intervenção “Família e Gestão Escolar: a importância da parceria para o processo socioeducacional do aluno”.

Como parte das atividades do componente curricular Estágio Supervisionado, a atividade destacou a importância de se observar os fatores externos à escola que podem influenciar na (des)organização da gestão escolar, acarretando no êxito ou no fracasso do processo de ensino-aprendizagem do alunado.

A atividade, supervisionada pela professora Maria Fernandes de Andrade Praxedes, do Câmpus IV, destacou a importância das atividades in loco como forma de aproximar a teoria desenvolvida em sala de aula, com a realidade da prática docente. Segundo a professora da UEPB, “o estágio é o momento em que o aluno mantém o contato com essa realidade, momento em que ele pensa essa relação teoria e prática e, sobretudo, colabora com a gestão e organização escolar. O estágio é uma experiência fundante para a vida profissional”.

Todos os anos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o calendário de atividades, com prazos e atividades que são de responsabilidade das secretarias de Educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Para concorrer às vagas e cursos ofertados, os professores devem realizar uma pré-inscrição na Plataforma Freire, estarem cadastrados no Educacenso e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação.

Encontram-se abertas as inscrições até o dia 1º de dezembro de 2017 para cadastro do currículo pelos professores e solicitação de vagas nos cursos de Licenciatura, segunda Licenciatura e formação pedagógica. A Capes também está com vagas abertas para a Especialização em Educação Infantil e Alfabetização para professores dos anos iniciais, além de Português e Matemática, para professores dos anos finais.

Maiores informações podem ser obtidas pelo email freire@capes.gov.br, pelo telefone 0800-616161 (Opção 7) ou no endereço eletrônico http://freire.capes.gov.br/index/index.

Texto e fotos: Carolina Cavalcanti Bezerra