Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento do instrumentista e compositor Mestre Duduta

26 de julho de 2018

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em nome de toda comunidade universitária e juntamente com a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição, lamenta com profundo pesar o falecimento do instrumentista José Ribeiro da Silva, conhecido por Mestre Duduta, ocorrido na noite da quarta-feira (25), em decorrência de problemas cardíacos.
Referência musical de relevância, sendo um dos grandes nomes do choro no Nordeste, além de compositor, Duduta era fabricante de instrumentos musicais, conhecido em nível nacional. Grande destaque da cultura paraibana, Mestre Duduta participou de várias atividades artísticas na UEPB, inclusive sendo um dos homenageados do projeto cultural “Sextas Musicais”, do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).
Natural de Bananeiras, José Ribeiro da Silva, que adotou o nome artístico de Duduta, descobriu o cavaquinho na infância. Em 1955 criou o grupo de chorinho Duduta e seu regional, em atividade até os dias atuais. Em sua casa, por cinco décadas, aos domingos, tradicionalmente, se realizava uma roda de choro. O regional de Duduta tem como seu forte o chorinho, mas também toca vários estilos como samba, valsa, frevo, baião entre outros. O regional lançou dois CDs, o primeiro em 2000 e o segundo em 2008.
A partir da década de 1980, Duduta iniciou o trabalho de consertar instrumentos de cordas e fabricar de forma artesanal cavaquinho e bandolim. Por este período, o músico sofreu um AVC. Mas Duduta não parou suas atividades. O próprio trabalho de lutheria serviu também como fisioterapia para sua recuperação. No ano de 2009 participou do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin.
Dentre os artistas com quem tocou estão Dominguinhos, Marinês, Luís Gonzaga, Paulinho da Viola, Elba ramalho, Rossini Ferreira, Canhoto da Paraíba, Altamiro Carrilho, Gordurinha, Emilinha Borba, Danilo Brito, Biliu de Campina, Marcos Farias, Kátia Virgínia, Gabmar Cavalcanti, entre outros.
Duduta deixa um legado de amor pela arte e pela música. A Universidade Estadual da Paraíba, enlutada, presta solidariedade aos amigos e familiares do Mestre Duduta por tão dolorosa perda e informa que o corpo de “Duduta” está sendo velado na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e o sepultamento acontece às 17h, no Cemitério do Bairro Araxá.