Universidade Estadual da Paraíba celebra festividades de Momo no Câmpus I com o Bloco da Cinquentinha

20 de fevereiro de 2017

Com muita descontração e variadas manifestações artísticas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), promoveu na tarde da última sexta-feira (17) o desfile do Bloco da Cinquentinha. A atividade, inserida nas comemorações de Momo, tem a proposta de relembrar a atmosfera das festas carnavalescas, remontando aos trajes e marchinhas característicos, e arrebanhou foliões com boa música e alegria.
Este ano, o Bloco da Cinquentinha teve como tema “Envolvendo todos os Laços”, com o objetivo de congregar todas as campanhas de prevenção, a exemplo do Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo, que respectivamente fazem referência ao combate ao câncer de mama, à prevenção de doenças masculinas e ao enfrentamento ao suicídio. O Cinquentinha também fez uma homenagem, in memoriam, ao professor Atalmir Guimarães, mais conhecido como Mica, que durante muitos anos atuou no Departamento de Comunicação da UEPB. Outra ideia que norteou a efetivação do Bloco diz respeito aos 30 anos de estadualização da UEPB, data a ser celebrada em 11 de outubro de 2017.
Com estandartes coloridos e muito confete e serpentina, o Cinquentinha se concentrou na área das lanchonetes no Centro de Integração Acadêmica e percorreu diversos pontos do Campus. O ápice da festa aconteceu defronte ao Palco Mambembe. Em todo o percurso o Bloco foi acompanhado pela Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, regida pelo maestro e professor Jomar Souza, Grupo de Percussão Maracagrande, Bloco Jacaré do Açude Velho, por caboclinhos e por passistas do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.
Deram um espetáculo à parte em matéria de animação, a Escola de Samba Unidos da Liberdade, a La-Ursa e o Bumba Meu Boi Racionais, advindos do bairro Rosa Mística. Nesta edição, o Bloco também contou com o Espaço Kids, com um pula-pula para as crianças, além de pipoca e algodão doce, que foram distribuídos gratuitamente.
Em 2017, o Bloco da Cinquentinha teve o dobro da adesão do ano passado, recebendo uma forte participação de funcionários e estudantes da UEPB, bem como da comunidade externa à Universidade. A diretora do Instituto Solidarium, Eneida Agra Maracajá, que promove o Festival de Inverno de Campina Grande e o Bloco da Saudade, também se fez presente à iniciativa.
Na avaliação do pró-reitor de Cultura, José Cristóvão Andrade, e do pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, o Cinquentinha alcançou significativo êxito, cumprindo o propósito de contribuir para que estes festejos sejam retomados, assim como preservadas suas riquezas e peculiaridades.
O evento teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Proad), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria Estudantil (Proest), Creduni, Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB.