Universidade Estadual da Paraíba apoia realização e participa do Encontro Nacional de Forrozeiros

21 de novembro de 2017

A partir desta segunda-feira (20) até a próxima quarta (22), o 2º Fórum Nacional do Forró Raiz realiza, em João Pessoa, o Encontro Nacional de Forrozeiros. Contando com mais de 40 apresentações, além de mesas redondas, palestras e rodas de conversa, o evento acontece no Espaço Cultural, com entrada franca, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apoia e marcará presença na iniciativa.
Presentes ao evento, estarão o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antonio Guedes Rangel Junior; o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; o pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho; o diretor do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Chico Pereira; o professor de sanfona do Centro Artístico Cultural da UEPB, Edglei Miguel; e os curadores do MAPP, Joseilda Diniz (da área de Cordel) e Fernando Moura (de parte de Música).
Na terça (21), às 10h30, José Cristóvão de Andrade e Chico Pereira ministrarão as palestras “Sanfonas e Sanfoneiros: um mapeamento contemporâneo na Paraíba” e “Da Zabumba ao Pancadão”. Mais tarde, às 16h, o pró-reitor de Cultura estará na roda de conversa “Aspectos Conceituais do Forró”, dispondo de tópicos como a atualidade do forró tradicional, o processo de urbanização do gênero, as transformações temáticas e rítmicas, a sua nacionalização e internacionalização, entre outros aspectos.
Já na quarta-feira (22), às 8h, Fernando Moura ministrará a palestra “O Museu dos Três Pandeiros e a construção das memórias”, participando ainda da roda de conversa “Sustentabilidade e Políticas Públicas para o Forró”. A abordagem terá como base as propostas de legislação para divulgação, circulação e inserção dos artistas nas festas dos municípios, o reconhecimento da importância dos locais e dos artistas dedicados ao forró e o financiamento das ações de fomento a eles destinadas.
No mesmo dia, às 10h30, o reitor integrará a mesa redonda “O forró como conteúdo pedagógico”, tendo como enfoques as potencialidades do forró como instrumento educativo, a poética do forró, os ritmos e os andamentos, o território e a cultura, a expansão do forró no curso da história e as atividades artísticas no ambiente escolar.
Artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel e Genival Lacerda já confirmaram presença no evento. As apresentações artísticas, chamadas de “shows-manifestos”, acontecerão nas noites dos dias 21 e 22, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Confira a programação completa dos shows e outras atividades no site do evento: http://encontronacionaldeforrozeiros.com/.
Forró Tradicional como Patrimônio Imaterial
Conforme a principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, a ativista cultural Joana Alves, a demanda principal da iniciativa, e do movimento como um todo, é transformar o ritmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial do Brasil. Ela explica que o Encontro Nacional de Forrozeiros resulta da união dos profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da música.
“Assim, nesse segundo encontro do Fórum Nacional, que acontece dentro do Encontro Nacional de Forrozeiros, objetiva-se elaborar uma Carta de Diretrizes voltada não apenas para o planejamento da instrução técnica de registro a ser enviada ao IPHAN, mas endereçada às autoridades dos entes públicos nas três esferas de governo e à sociedade em geral”, explicou.
Joana Alves participou ativamente do I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos, realizado pela UEPB este ano, porque, de acordo com ela, “as matrizes tradicionais, a exemplo do xote, do baião, do rojão e do xaxado, não podem morrer, pois fazem parte do nosso cotidiano, são ritmos conterrâneos, e é nosso dever conservá-las”.