Universidade Estadual da Paraíba apoia realização do 12º Desafio Estado x Estado que acontece sábado

1 de novembro de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), reafirmando seu compromisso no que se refere à propagação e valorização da cultura popular, está apoiando mais uma vez o Desafio Estado X Estado, considerado o maior evento de cantoria do Brasil. Em sua 12ª edição, a iniciativa será realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 20h do próximo sábado (3).
O evento tem a apresentação de Iponax Vila Nova e congregará artistas que conquistaram o maior destaque do ano no cenário poético do repente, cantoria e improviso, em todo o País, entre 21 e 70 anos. O formato terá julgamento individual e trará o maior prêmio da história da cantoria, sendo que as apresentações ocorrerão através de sorteios.
Participarão da peleja 12 gênios do improviso: Raimundo Caetano e Rogério Meneses, ambos da Paraíba; Jorge Macedo, Acrizio de França e Ismael Pereira, do Ceará; Zé Cardoso e Sebastião Dias, do Maranhão; Luciano Leonel, Edvaldo Zuzu e Severino Feitosa, de Pernambuco e Jeferson Silva e Hipólito Moura, do Piauí.
Desde 2016, a UEPB dá todo suporte institucional para a efetivação do evento. Admiradora e incentivadora desses mestres das palavras, da rima e da métrica, a Universidade detém um espaço no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) especialmente para homenagear o trabalho deles, na sala intitulada Cantoria, Literatura de Cordel e Xilogravura. Além disso, o local ganhou recentemente o projeto “Cantoria no Museu”, que almeja mostrar o ofício dos já aclamados repentistas da região e também daqueles que estão iniciando neste contexto. A intenção é que o evento ocorra mensalmente, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, dispondo de atrações da Paraíba e de localidades circunvizinhas.