UEPB e Academia de Cordel do Vale do Paraíba promovem segunda edição do “Cordel do Último Sábado”

22 de maio de 2019

A segunda edição do projeto “Cordel do Último Sábado”, iniciativa promovida pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), ocorrerá no próximo sábado (25), a partir das 10h, no Auditório da Vila do Artesão, em Campina Grande. A entrada é franca.
O “Cordel do Último Sábado” destina-se a valorizar a poesia e a cadeia produtiva que a envolve. A ideia é congregar ativistas culturais, editores, pesquisadores, poetas, apologistas, xilógrafos e demais apreciadores do gênero, seja na feitura, seja na leitura. Um dos temas abordados pelo projeto durante todo o ano será o centenário de Jackson do Pandeiro, segundo explicou o presidente da Academia, Marconi Araújo.
Na vasta programação preparada para a manhã figuram apresentações musicais com Ranyere Saoli e Mauryce Lima, lançamentos e declamações de “Alquimia” (com El Gorrión), “As Recordações do Escrivão Isaías Caminha de Lima Barreto” (por J. Lima Cordelista), “Cem Anos do Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro” (feito por Chico Mulungu), “O dia em que Jackson do Pandeiro matou dois soldados, quatro cabos e um sargento” (efetivado por Fábio Mozart e Sander Brown), “Ser Mãe: Entre a doçura e a amargura” (com Anne Karolyne) e “A peleja da vida com a morte” (escrito por Bento Júnior). Na oportunidade serão laureados os professores Rosilene Melo e Hélder Pinheiro, além do músico e docente do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, Caio César.
A ocasião contemplará ainda a exibição do Cordel Coletivo, denominado “Contra a Reforma da Previdência”, do qual participam 32 vates, entre eles Marconi Araújo e Neto Ferreira. O trabalho é organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Aduern), Associação dos Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Atens/UFRN) e Sindicato dos Servidores em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). O evento também terá feirinha de cordel e livros, exposições de xilogravura, através das obras de Josafá de Orós, entrega de menções honrosas e o momento “Vozes de Mulheres”, dedicado à produção de autoria feminina.
O “Cordel do Último Sábado” aposta na assiduidade, objetivando lançamentos permanentes e a criação de novos públicos, de modo que, como indica o próprio nome do projeto, sempre acontecerá no último sábado de cada mês, no período da manhã e gratuitamente, no térreo do Museu de Arte Popular da Paraíba. Porém, no próximo sábado a iniciativa será desenvolvida na Vila do Artesão, tendo em vista que o MAPP já se prepara para a troca anual de suas exposições. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.