Terceira edição do Comunicurtas Itinerante tem início nesta sexta, no município de Taperoá

29 de setembro de 2017

A cidade escolhida para a terceira parada do Comunicurtas Itinerante UEPB fica localizada no Cariri Paraibano. Distante 124 km de Campina Grande e com uma população estimada de 15.000 pessoas, a cidade completa este ano 131 anos de emancipação. E para celebrar a data, a Prefeitura realizará entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro o “Festival de Arte e Cultura de Taperoá – Facult”. Dentro da programação acontece, a partir desta sexta-feira (29), o Comunicurtas Itinerante, evento realizado pela Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A terceira edição itinerante do festival desenvolverá suas atividades neste final de semana e homenageará o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (In Memorian), responsável por obras como “O Auto da Compadecida”, adaptada para televisão e para o cinema; e “A pedra do Reino”, gravada em Taperoá. Além dele, serão homenageados o ativista Cultural Baudino Lelis e o advogado, escritor e político Dorgival Terceiro Neto (In Memorian), que governou o Estado da Paraíba nos anos de 1978 e 1979.
Durante três dias o povo taperoaense terá uma programação variada com contato intenso com o mundo audiovisual. Ao todo, serão exibidos 12 curtas produzidos na Paraíba e em outros estados do país, além de quatro oficinas ofertadas que buscam instigar a população local para a produção cinematográfica.
As exibições são abertas ao público e acontecem na Praça Pedro Delmiro. Já as oficinas “Conteúdos para o Rádio”, “Roteiro e finalização de Curtas”, “Uso das redes sociais para a transmissão ao vivo” e “Jornalismo Comunitário” serão realizadas no Polo AB, localizado na Universidade Leiga do Trabalho.
Segundo o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, é importante a realização do Comunicurtas dentro das festividades em comemoração a emancipação da cidade, pois a produção se torna mais abrangente, visto que a população vivencia um momento marcante. “Taperoá é uma cidade rica, que possui muitos personagens e histórias para serem contadas, tanto dos anônimos quanto dos famosos”, frisou Hipólito.
Confira abaixo a programação completa
Sexta: 29 de Setembro
9h – Oficina de Jornalismo Comunitário (Por: Aldair Rodrigues)
9h – Oficina Uso das Redes Sociais em Transmissões Ao Vivo (Por: Apolo Ricarte)